domingo, 12 de maio de 2013

Update dos playoffs e prêmios


Temos 3 semifinais  2-1, e uma 2-2. Mas antes de entrarmos nos playoffs, vamos falar das premiações que ainda não debatemos aqui.




Lebron James ganhou seu 4o prêmio de MVP da temporada, feito alcançado apenas por Kareem Abdul-Jabbar (possui 6), Bill Russell (5), Michael Jordan (5) e Wilt Chamberlain (4). É uma marca incrível, alcançada apenas aos 28 anos, o mais jovem a conseguir o 4o MVP. Foi a 2a vez que o prêmio vai para um jogador do Miami Heat (a outra foi ano passado, com o próprio Lebron).

E o prêmio foi ganho de forma quase unânime, assim como aconteceu com Shaquille O'Neal na temporada 1999-2000, Lebron ficou a um voto da unanimidade. Em 2000, o voto que não foi para "The Diesel" foi para Allen Iverson, que terminou a votação em 7o. Esse ano, o voto que não foi para Lebron foi para Carmelo Anthony, que terminou em 3o, atrás de Kevin Durant.

Muita gente criticou a pessoa que não votou em Carmelo. Tanto que o jornalista até escreveu um artigo explicando seu voto. Eu, pessoalmente, achei essa polêmica toda muito exagerada. Em 1o lugar, cada um é livre pra votar em quem quiser. Se fosse pra votar em um jogador determinado, nem precisava ter votação, não é? Em 2o lugar, a explicação que ele deu é uma explicação bastante usada pelos defensores do jogador A ou jogador B: a história de "a eleição não é pro melhor jogador, e sim pro mais valioso (valuable)". Com isso, deveria ganhar quem faria mais falta ao time, aquele jogador que o time "afundaria" sem ele.

Eu acho isso uma bobagem incrível. E, pelo visto, não só eu, pois, das 58 vezes em que o prêmio foi entregue, a grande maioria das vezes foi para o melhor jogador da temporada, e não para o "mais importante para o time".

Vamos ver como ficariam os últimos 15 anos de MVP, comparando o real vencedor e o "mais importante"

            Vencedor    /    "Mais Importante"
2013      Lebron                  Carmelo
2012      Lebron                 Chris Paul
2011       Rose                      Rose
2010      Lebron             Dwight Howard
2009      Lebron                    Wade
2008      Bryant                  Chris Paul
2007    Nowitzki                 Nowitzki
2006       Nash                     Lebron
2005       Nash                    Nowitzki
2004     Garnett                   Garnett
2003     Duncan                   Garnett
2002     Duncan                   Duncan
2001      Iverson                   Iverson
2000       Shaq                     Garnett
1999      Malone                   Iverson

E aí, qual coluna você acha que faz mais sentido?





George Karl foi eleito, pela 1a vez, Coach of the Year, ou seja, treinador do ano. Esse é um prêmio curioso, cujos votantes gostam de escolher treinadores que nunca venceram. Basta dizer que, em 51 anos de entrega do prêmio, apenas 8 treinadores conseguiram vencer mais de uma vez. Foi a 2a vez que um técnico dos Nuggets recebe o prêmio.

Eu achei que Gregg Popovich e Thom Thibodeau mereciam mais o prêmio do que o George Karl. Mas, ainda assim, o prêmio está em boas mãos. O que é incrível é que essa é apenas a 1a vez que Karl recebe esse prêmio.

Os líderes em prêmio de Técnico do Ano são Don Nelson, Larry Brown e Pat Riley, com 3 prêmios cada um.

O incrível é treinadores como Phil Jackson, Red Auerbach e Lenny Wilkens só terem 1 prêmio. Ou Jerry Sloan nunca ter ganho. Dos últimos 15 anos de liga, eu vejo Popovich, Jackson e Sloan sobrando na liga. No entanto, nesse período apenas Pop ganhou, duas vezes. Estranhas escolhas foram feitas nesse período, como Sam Mitchell, Mike Brown, Mike D'Antoni, só pra citar alguns.


Playoffs

Heat x Bulls: A equipe de Miami lidera por 2-1, indo para o jogo 4, ainda em Chicago. A rivalidade da série está em um patamar bem alto. Cada jogo parece um barril de pólvora. Os desfalcados Bulls tentam de toda forma permanecer na série, graças aos esforços de Nate Robinson, Joakim Noah e Jimmy Butler, que tem se saído muito bem até aqui.

Já o Heat, continua contando com seu trio em forma, além dos coadjuvantes, que sempre auxiliam bastante. No último jogo, vitória de 104  x 94, Lebron James, Chris Bosh e Norris Cole foram os destaques.

Próximo jogo é 2a feira, às 20h00, em Chicago, com transmissão do canal Sports+


O incrível toco de Nate Robinson, 1.75m, em cima de Lebron James, no jogo 3



Grizzlies x Thunder: O time de Memphis vai liderando, 2-1. O Thunder ainda sente o baque de ter que jogar sem Westbrook. O único pontuador consistente no time fica sendo, assim, Kevin Durant. E justamente contra a ótima defesa dos Grizzlies, se torna uma tarefa bem dura. Reggie Jackson e Kevin Martin vem tentando ajudar, mas ainda é muito pouco. Essa é a hora em que James Harden faz falta.

Já os Grizzlies, estão se saindo muito bem na série. Seu garrafão está dominante, com Gasol se destacando bastante; sua defesa excelente, dificultando bastante o arremesso do Thunder e forçando erros. Em termos de ataque, Mike Conley vem armando de forma excelente o time. Com o jogo 4 ainda em Memphis, é a chance da equipe abrir 3-1 e ficar bem próxima de uma inédita final de conferência.

Próximo jogo é 2a feira, às 22h30, em Memphis, com transmissão do canal Space


Jogadaça do Reggie Jackson, puxando contra-ataque



Pacers x Knicks: Indiana lidera a série, 2-1. Sua defesa tem sido demais para o time dos Knicks, com exceção do colapso no 2o tempo do jogo 2. O garrafão da equipe de Indiana, assim como o dos Grizzlies, vem dominando a série; e Paul George, que tem sido monstruoso tanto na defesa quanto no ataque, tem feito a diferença.

Do lado dos Knicks, o time está sofrendo da famosa Melo-dependência. Isso não ficou tão evidente na temporada regular, que o time conseguia rodar mais a bola. Porém, nos playoffs isso não tem acontecido. Some-se a isso a má fase do J.R. Smith, e a situação fica ruim para o time de Nova Iorque.

Próximo jogo é 3a feira, às 20h00, em Indiana, sem transmissão para o Brasil.




Spurs x Warriors: série empatada, 2-2. Cada time conseguiu beliscar um joguinho na casa do adversário. As duas partidas em San Antonio tiveram domínio inicial dos Warriors, com o time da casa reagindo no fim. No primeiro jogo, depois de 2 prorrogações, os Spurs prevaleceram, numa virada histórica. No 2o, os Warriors souberam segurar a vantagem.

Então, a série foi para Oakland, e no jogo 3 os Spurs dominaram a partida quase inteira, desanimando a torcida que lotava a Oracle Arena. E o jogo 4 começou da mesma forma, com domínio dos Spurs, mas aí os Warriors souberam apertar sua defesa, e se mantiveram próximos, até o finzinho, levando o jogo pra prorrogação.

E, na prorrogação, só deu Warriors, 13-3. Jarret Jack, Stephen Curry e Harrison Barnes foram essenciais na vitória de 97 x 87.

Próximo jogo é 3a feira, às 22h30, em San Antonio, com transmissão da ESPN.


Enterrada do Barnes, e sofrendo a falta, no jogo 4




Destaques individuais: à medida em que as séries vão avançando, vamos vendo quem mais tem se destacado. Em termos de pivô, raça em extinção na NBA, temos Noah, Hibbert e Gasol jogando muito bem. Hibbert, inclusive, ganhou o jogo 3 pros Pacers no último sábado. Já o Noah, lidera os playoffs em rebotes ofensivos.

Se formos para os PF, aí a coisa inverte. O que mais tem se destacado é o adaptado Carmelo Anthony, 2o cestinha dos playoffs. Em termos de SF, o destaque é Lebron James, liderando o Heat, e com médias aproximadas de 24-7-7 nessa pós-temporada.

Entre os SG, o grande destaque é Paul George, efetivo tanto no ataque quanto na defesa. Já entre os armadores... bom, aí é a mina de ouro da NBA nos últimos tempos. Podemos destacar, nesses playoffs, Nate Robinson, Stephen Curry, Tony Parker e Mike Conley, todos jogando muita bola! Curry lidera os playoffs em assistências, com Conley em 4o. E Robinson tem sido a força dos Bulls, inclusive liderando a liga em pontos no clucth time.


Isso pra ficar só com 10 jogadores. Sem falar em Tim Duncan, Kevin Durant, Klay Thompson, Zach Randolph, Dwyane Wade, Manu Ginobili, Andrew Bogut...

Nenhum comentário: