segunda-feira, 6 de maio de 2013

Prévia das semis de 2a feira

Segue a prévia das 2 semifinais que começam hoje, 06/05.


Heat x Bulls (por Pâmella Lourençon - @plourencon): finalmente o Miami conheceu o seu adversário, o Chicago Bulls, que avançou na série após vencer a emocionante série, decidida no jogo 7, contra os Nets.

Não será um trabalho fácil para o Chicago enfrentar o Miami. Vários desfalques importantes do time ainda não tem volta confirmada pelo técnico Thibs. Kirk e Deng, que não atuaram nas últimas partidas contra o Nets, são dúvidas para o primeiro confronto.

Já o Miami, que está descansando há mais de uma semana, vem com força total. E sabendo agora que o MVP da temporada regular pertence ao time, Mr LeBron James.

Wade, que esteve com problemas no joelho, é esperado para atuar depois dessa semana de descanso que o Heat teve. Além disso, Bosh e Allen são peças importantes para ajudar o time.



Sem dúvidas será uma grande disputa. Mesmo com tantos problemas e com o time cansado, o Chicago vai contar muito com a raça do seu elenco, especialmente o seu pivô Noah, que a cada jogo que passa, mostra o quanto valoriza e gosta desse time. No jogo 7 contra os Nets o pivô teve uma atuação impecável.

O confronto envolve um dos melhores times em termos de ataque (Heat) contra um dos melhores de defesa (Bulls). Essa é uma das chaves para os Bulls tentarem a vitória: estabelecer sua defesa desde o início.

O Heat tem ainda, além de Wade e Lebron, seus letais arremessadores de 3, que acabam sempre sobrando livres quando um dos astros do time penetra e recebe a dobra.

A grande dúvida que ainda impera é: Derrick Rose voltará nessa série? Ele já faz treinos normais, com o grupo, e era esperado que voltasse há pelo menos 2 meses. Porém, ele diz que só volta se estiver 100% confiante.

CONFRONTOS NA TEMPORADA REGULAR:

04-Jan: CHI 96-89 MIA
21-Fev: MIA 86-67 CHI
27-Mar: MIA 97-101 CHI
14-Abr: CHI 93-105 MIA



Spurs x Warriors (por Vinicius Roy - @ViniciusRoy): este tem tudo para ser o confronto mais equilibrado das semifinais. Os Warriors tiveram uma grande baixa nos playoffs, com a lesão do David Lee (disse ele que se esforçará para voltar ainda nessa série, a meu ver, uma decisão arriscada). No entanto, até o momento, C. Landry e H. Barnes tem dado conta do recado, o primeiro com médias de 12.8 ppg e 4 rpg, e o segundo com 14.8 ppg e 5.5 rpg.

Na temporada regular a série de quatro jogos entre eles empatou (2 – 2); vale notar que ambos venceram os seus jogos dentro de casa, ou seja, ninguém quebrou o mando de quadra do adversário. 

Fato interessante, pois se o mando de quadra prevalecer até o sétimo jogo, vantagem para os Spurs que tem jogam em casa o jogo 7. Veremos como o Gregg Popovich irá armar o time nessa série, acredito que ele irá jogar o Tim Duncan em cima do Andrew Bogut, e forçá-lo a estourar em falta, já que Bogut não é tão bom marcador. E tem as preocupantes bolas de 3 dos Spurs também! A maestria de como o Popovich arma as jogadas para deixar seus chutadores de 3 livres é prova disso. Na temporada regular foram 663 (sendo 177 do D. Green) bolas de 3 dos Spurs contra 658 (272 do Stephen Curry e 211 do Klay Thompson) dos Warriors, ou seja, parece que o Spurs tem mais jogadores chutando de 3 do que o time do Golden State, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do ponto de vista. Em dia que a bola não esteja caindo, o time tem que entender isso e variar mais as jogadas.



Nos playoffs, os Spurs varreram os Lakers, o que lhes deu algum tempo a mais para descansar. Enquanto isso, os Warriors viraram a série para 4x2 contra o bom time do Denver Nuggets. 

Nesse confronto, o duelo entre armadores promete: de um lado temos Tony Parker, com médias de 20.3 ppg e 7.6 assistências; do outro, Stephen Curry, com 24.3 ppg e 9.3 assistências. O diferencial deve ficar por conta do garrafão mesmo, com boa vantagem para o Spurs, caso o Lee não volte. 

Contudo, parece que o técnico Mark Jackson tem usado bem as “peças” do seu time; no confronto contra Denver, os Warriors converteram 59 bolas de 3 (com 2 jogos a mais, claro), enquanto o time de San Antonio converteu 24 contra os Lakers.

No resumo da ópera, se os Warriors quiserem vencer, vão ter que correr muito, muito mesmo. Acredito que no fim dê Spurs, por terem mando de quadra e por serem um time com um elenco mais experiente e um técnico bem melhor.

Nenhum comentário: