domingo, 28 de outubro de 2012

Montagem dos times para 2012-2013 (parte 6/6)


    E chegamos ao final da série sobre as offseason das equipes. A nova temporada está batendo à porta, terça-feira, dia 30, começa. Vamos, então, às 5 equipes que faltavam:



Os Kings tiveram uma offseason bem parada. As únicas movimentações em termos de jogadores que valem ser mencionadas é a contratação de Aaron Brooks, que passou um ano na China, e a liberação de Terrence Williams.

O técnico Keith Smart, que caiu no gosto dos jogadores, também teve seu contrato extendido até o final da temporada 2013-2014.

A equipe de Sacramento tem a preocupação agora com a proximidade do contrato de suas maiores estrelas: Evans no próximo, e Cousins em 2014.

Essa será mais uma temporada para os Kings conseguirem uma boa pick.

Saídas: Terrence Williams, Donte Greene e Hassan Whiteside

Chegadas: Aaron Brooks, James Johnson (Raptores) e Hamady N'Diaye

Calouros: Thomas Robinson (PF) - Robinson foi o 5a escolha geral do draft desse ano. Teve uma boa Summer League, e uma participação de regular para boa na pré-temporada.

Pré-temporada: Os Kings terminaram a pré-temporada com performance de 5-2. Derrotaram Suns, Blazers e três vezes os Lakers. Perderam para os Warriors e os Suns.




Mais uma equipe com pouca movimentação na offseason. E olha que  os Cavaliers tinham bastante cap space pra trazer uma estrela, ou alguns bons jogadores. Mas aí recaímos naquele velho dilema, das estrelas preferirem jogar nos grandes centros, e tal...

Tentaram Roy, Bynum e Tolliver. E o melhor que conseguiram foi C. J. Miles.

Os Cavs continuam sendo o time do ótimo Kyrie Irving, e mais nada. Ok, tem ajuda do Varejão, talvez do Thompson, mas aí acaba. A maioria do elenco é bem jovem, sem experiência alguma (e ainda perderam Jamison). Pra temporada seguinte, os Cavs terão ainda mais cap space, mas será que conseguirão utilizá-lo?

Esse é mais um ano pra conseguir mais uma boa pick.

Saídas: Antawn Jamison (Lakers), Semih Erden, Manny Harris, D.J. Kennedy e Anthony Parker

Chegadas: Jon Leuer (Bucks), C.J. Miles (Jazz) e Jeremy Pargo (Grizzlies)

Calouros: Dion Waiters (SG), Tyler Zeller (PF/C), Michael Eric (PF/C) e Kevin Jones (F). Os destaques são mesmo Waiters e Zeller, draftados esse ano. Renderam bem na pré-temporada.

Pré-temporada: a equipe terminou a pré com campanha de 3-4, tendo ganho do Montepaschi Siena, Bulls e Magic. Perdeu para Bucks, Wizards, 76ers e Pacers.




Os Hornets prosseguem com seu plano de reconstrução. Sua offseadon foi bem movimentada, sempre visando pegar bons jogadores jovens, e abrir cap space pro futuro. Sempre uma boa tática.

Começaram se livrando dos salários de Ariza e Okafor. Depois adquiriram Anderson e Robin Lopez, e conseguiram segurar Gordon. Renovaram também com o técnico Monty Williams até o final da temporada 2015-2016, dando tranquilidade para o treinador ir montando o time.

Saídas: Emeka Okafor (Wizards), Trevor Ariza (Wizards), Jarrett Jack (Warriors), Chris Kaman (Mavericks), Marco Belinelli (Bulls), Carl Landry (Warriors), Jerome Dyson, Gustavo Ayón (Magic) e Darryl Watkins

Chegadas: Ryan Anderson (Magic), Robin Lopez (Suns), Roger Mason Jr. e Hakim Warrick (Suns) e Solomon Alabi (Raptors)

Calouros: Anthony Davis (PF), Austin Rivers (G), Darius Miller (R) e Brian Roberts (PG). Os 4 tem potencial. Davis é fora de série, e todos esperam que uma estrela surja aí, de nível de All-Star mesmo. Rivers também teve uma boa pré-temporada, e Miller e Roberts também devem ajudar bastante.

Pré-temporada: a equipe terminou com a campanha de 4-4. Venceu o Magic, duas vezes os Bobcats, e o Heat. Perdeu para os Rockets duas vezes, Hawks e Mavericks.




A offseason dos Wizards foi toda visando economizar, ampliar cap space. Conseguiram fazer isso bem (trocaram Lewis e anistiaram Blatche), e ainda trouxeram Ariza e Okafor.

O clima lá é mesmo de renovação. A molecada já vem mostrando que tem potencial, o que torna a equipe de Washington em mais uma daquelas na estratégia "garotada-promissora-e-muito-cap-space". Ou seja, mais um time pro futuro, que deve pegar uma pick boa mais uma vez.

Saídas: Rashard Lewis (Heat), Andray Blatche (Nets), Morris Almond, Maurice Evans e James Singleton

Chegadas: Trevor Ariza (Hornets), Emeka Okafor (Hornets), A.J. Price (Pacers), Martell Webster (Wolves), Earl Barron e Jannero Pargo (Hawks)

Calouros: Bradley Beal (SG) foi a 3a escolha geral do draft desse ano, e vem atuando muito bem, tanto na Summer League quanto agora na pré-temporada. Bom reforço pra equipe.

Pré-temporada: os Wizards encerram com performance de 3-5. Derrotaram Cavaliers, Buck e Heat, e perderam para Bobcats, Knicks, Nets, Raptors e Spurs.




E chegamos aos Bobcats, o time que bateu o recorde de pior campanha da história da NBA. Tá aí um time que precisa de muuuuita coisa. Começaram mudando o técnico, que agora é o Mike Dunlap, técnico de primeira viagem.

As principais adições ao elenco foram Ben Gordon (pra tentar melhorar o ataque, o pior da liga ano passado), Ramon Sessions e Brendan Haywood, que acabou saindo bem barato.

Saídas: Corey Maggette (Pistons), D.J. Augustin (Pacers), Derrick Brown, Cory Higgins, Jamario Moon, Eduardo Nájera e D.J. White

Chegadas: Ben Gordon (Pistons), Brendan Haywood (Mavericks), Ramon Sessions (Lakers) e DaJuan Summers

Calouros: Michael Kidd-Gilchrist (SF) e Jeffery Taylor (SF). Ambos renderam bem na pré-temporada, principalmente Gilchrist. Mas precisam melhorar no aspecto ofensivo.

Pré-temporada: os Bobcats terminaram 1-7. A única vitória foi contra os Wizards, tendo perdido para os Hornets duas vezes, para o Thunder, Pistons, Heat, Bucks e Mavericks.



E, com isso, encerramos nossa série sobre a preparação das equipes pra nova temporada. Faltam apenas 2 dias, e a expectativa é grande.

Foram bastante utilizados nessa série o ótimo HispanosNBA.com e o Sheridan Hoops.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Montagem dos times para 2012-2013 (parte 5/6)

    Na medida em que está cada vez mais próximo o início da temporada 2012-2013, vai chegando ao final nossa série sobre as preparações das equipes. Esse já é o penúltimo post, vamos a mais 5 equipes:



Apesar da decepção de não terem conseguido Nicolas Batum, que ficou em Portland, os Wolves tiveram uma boa offseason. Trouxeram um pivô pra reserva do Pekovic, ressucitaram Brandon Roy sem gastar muito (e com segundo ano de contrato não-garantido), trouxeram Kirilenko de volta, depois de uma boa olimpíada, e ainda trouxeram o armador dele na seleção russa.

Conseguiram economizar grana se livrando de Miller, Webster e Milicic, e não igualando a oferta dos Suns por Beasley. Ainda conseguiram Amundson pelo salário mínimo dos veteranos. Se Love, Rubio e Roy ficarem a maior parte da temporada saudáveis, os Wolves podem pegar um playoff.

A questão é o que fazer com Derrick Williams? Ele foi o 2o pick geral do draft de 2011, jogador que promete. Ou ele vira reserva do Love como power forward, ou entra na rotação do small forward, com Kirilenko, Budinger e Cunningham.

Saídas: Michael Beasley (Suns), Darko Milicic (Celtics), Anthony Tolliver (Hawks), Martell Webster (Wizards), Wayne Ellington (Grizzlies), Wesley Johnson (Suns), Brad Miller e Anthony Randolph (Nuggets)

Chegadas: Andrei Kirilenko, Brandon Roy, Greg Stiemsma (Celtics), Louis Amundson (Pacers), Chase Budinger (Rockets), Will Conroy, Dante Cunningham (Grizzlies), Mike Harris e Chris Johnson

Calouros: Alexey Shved (G). Quem acompanhou as olimpíadas viu que Shved teve um excelente torneio. Lá, nós o vimos atuar como PG, enquanto nos Wolves é provável que ele jogue mais de SG, pois tem altura e arremesso pra isso.

Pré-temporada: A equipe está 3-2 por enquanto. Derrotou Pacers, Bulls e o Maccabi Haifa, de Israel. Foi derrotado, curiosamente, pelos mesmos Pacers e Bulls. Ainda pegam Pistons e Bucks.




Os Pistons aproveitaram essa offseason pra se preparar para a próxima. Depois que o timaço da década passada acabou, o time ficou algumas temporadas se agarrando ainda ao cadáver, ao invés de apertar o botão de reset, e começar vida nova. Resultado: anos desperdiçados.

Os poucos movimentos do time esse ano foram pra tentar botar um pouco de ordem nisso, preparando para uma renovação. Conseguiram dar uma melhorada no cap space, com a troca Ben Gordon - Corey Maggette (Maggette é mais barato, e só tem mais um ano de contrato). A idéia é que no próximo ano anistiem Villanueva, pra liberar ainda mais espaço, e tentar alguém na free-agency.

O time tem bons calouros e jogadores jovens. Como deverão pegar um bom draft esse ano novamente, a idéia é que estejamos começando a ver o processo de renovação que deveria ter sido feito há pelo menos 3 anos atrás.

Saídas: Ben Gordon (Bobcats), Vernon Macklin, Walker Russell (Thunder), Ben Wallace e Damien Wilkins (76ers)

Chegadas: Jonny Flynn (POR), Corey Maggette (CHA) e Terrence Williams (SAC).

Calouros: Andre Drummond (C/PF), Kim English (SG), Vyacheslav Kravtsov (C), Kyle Singler (SF/PF) e Khris Middleton (SG/SF).

Drummond e English tem sido os melhores calouros da equipe, tanto na Summer League quanto nos jogos da pré-temporada. Middleton também aparenta estar, bem aos poucos, se adaptando.

Kravtsov deverá ser o pivô reserva da equipe. Singler, depois de draftado em 2011, jogou na liga espanhola, primeiro no Alicante, sendo depois transferido para o Real Madrid. Obteve bons números em ambas as equipes, e deverá ser de boa ajuda para os Pistons.

Pré-temporada: o time está 3-3, tendo ganho de Raptors, Magic e Bobcats. Perdeu para Raptors, Bucks e Heat. Ainda restam 2 jogos na pré-temporada, contra Wolves e Hawks.




Os Raptors queriam muito levar Steve Nash de volta pra casa, mas não conseguiram. Como resultado da "estratégia", ficaram com Landry Fields, um bom SG, mas a um preço muito alto. É que os Raptors temeram que Nash fosse pros Knicks, então fizeram uma proposta absurda pelo Fields; isso levaria os Knicks a ficarem sem cap space pro Nash, pois pagariam alto pra manter o Fields. Como Nash foi pros Lakers, lá estão os Raptors com um SG bastante overpaid.

O lado bom é que, ao verem que não tinha mais como ter o Nash, conseguiram Kyle Lowry, ótimo armador dos Rockets. Mas ainda é muito pouco, e provavelmente os Raptors vão acabar com mais uma boa pick pro ano que vem.

Chegadas: Jerryd Bayless (Grizzlies), Solomon Alabi (Hornets), Gary Forbes (Rockets), James Johnson (Kings) e Ben Uzoh (Nuggets)

Saídas: Landry Fields (Knicks), Kyle Lowry (Rockets), John Lucas III (Bulls), Dominic McGuire (Warriors) e Chris Wright (Warriors)

Calouros: Quincy Acy (PF), Jerel McNeal (SG), Terrence Ross (SG/SF) e Jonas Valanciunas (C)
Desses, Valanciunas é provavelmente o que dará retorno mais rápido, como temos visto nessa pré-temporada.

Pré-temporada: os Raptors estão tendo uma ótima pré-temporada, estando 5-1 até o momento. Derrotaram o Real Madrid, os Pistons, os Wizards, os Knicks e os Bucks. Foram derrotados pelos Pistons. Ainda tem mais um jogo pela frente, contra os Grizzlies.




Os Warriors tiveram pouco movimento nessa offseason. O principal foi a contratação do Jarret Jack e Carl Landry, dos Hornets. Perderam Nate Robinson, que o técnico Mark Jackson queria muito manter. Fizeram um bom draft, com Barnes e Ezeli, e, até o momento, parece que Bogut e Curry estão bem fisicamente.

Difícil saber o que esperar da equipe, que por várias vezes nos últimos anos formava um bom elenco, mas que não ia longe. Será que a história se repete novamente?

Saídas: Mickell Gladness (Heat), Dominic McGuire (Raptors), Mikki Moore, Nate Robinson (Bulls), Chris Wright (Raptors) e Dorell Wright (76ers)

Chegadas: Jarrett Jack (NOH), Tarence Kinsey e Carl Landry (NOH)

Calouros: Harrison Barnes (SF), Kent Bazemore (SG), Festus Ezeli (C) e Draymond Green (SF/PF)
Barnes e Ezeli já estão mostrando a que vieram nessa pré-temporada. Barnes inclusive foi escolhido como um dos 10 melhores da Summer League. Green também começando a render, enquanto Bazemore não teve chances ainda.

Pré-temporada: os Warriors estão indo bem nessa pré-temporada, estando no momento em 5-2. Venceram Lakers, Jazz, Maccabi Haifa, Kings e Blazers. As derrotas vieram perante os Nuggets e os Clippers. Ainda resta mais um jogo nessa pré, contra os Suns.




Os Brooklyn Nets tiveram provavelmente a mais ocupada das offseason. E das mais caras. Renovaram com Gerald Wallace e trouxeram Joe Johnson, na esperança de que isso fosse atrair Dwight Howard, e fazer Deron Williams renovar. D-Will renovou, mas D-12 não veio.

Ao verem que ficaram sem Dwight, logo renovaram com o garrafão que tinham, Lopez e Humphries. Um bom time, sem dúvida. Agora, os 5 jogadores titulares recebem mais de 10 milhões ao ano, muito raro isso. E os Nets ainda reforçaram o banco!

E sem falar na mudança de New Jersey pro Brooklyn! Nova cidade, nova arena... muita novidade pra um time só. Mas, no geral, espero uma boa campanha da equipe.

Saídas: Jordan Farmar, Sundiata Gaines, Gerald Green (Pacers), Damion James (Hawks), Armon Johnson (Magic), Anthony Morrow (Hawks), Johan Petro (Hawks), DeShawn Stevenson (Hawks), Jordan Williams e Shelden Williams

Chegadas: Joe Johnson (Hawks), C.J. Watson (Bulls), Andray Blatche (Wizards), Keith Bogans (Bulls), Josh Childress (Suns), Reggie Evans (Clippers) e Jerry Stackhouse (Hawks)

Calouros: Tornike Shengelia (SF), Tyshawn Taylor (PG/SG) e Mirza Teletovic (F). Desses, Taylor é o que tem se apresentado melhor, tanto na Summer League, em que foi um dos destaques, quanto na pré-temporada. Teletovic teve uma boa Euroliga ano passado, e pode também ajudar.

Pré-temporada: os Nets estão 3-2, e só tem mais um jogo antes da temporada começar, contra os Knicks. Venceram 76ers, Wizards e Celtics, e perderam pros mesmos Celtics e 76ers.


Na próxima e última parte da série, analisaremos Sacramento Kings, Cleveland Cavaliers, New Orleans Hornets, Washington Wizards e Charlotte Bobcats.

Foram bastante utilizados, novamente, as seguintes fontes: o ótimo HispanosNBA.com, o Sheridan Hoops 

sábado, 20 de outubro de 2012

Montagem dos times para 2012-2013 (parte 4/6)


    Temporada se aproximando, e seguimos com nossa série sobre as principais mudanças nas equipes para a temporada 2012-2013. Lembrando que a série começou aqui, e segue a ordem da colocação das equipes no ano passado.
     Vamos então à 4a parte:


A equipe do Jazz ainda não conseguiu se recompor desde o término da dupla Williams-Boozer. Ou seria desde Stockton-Malone? Bom, o importante é que a equipe não é relevante nos últimos tempos, e o caminho pra voltar a ser é longo.

Eles pegaram Mo Williams para o lugar de Devin Harris, e contam com Paul Millsap e Derrick Favors como power-forward. Utah ainda tem Al Jefferson e Enes Kanter para o lugar de pivô. As posições 2 e 3 ainda necessitam melhoria.

Provavelmente a equipe irá lutar novamente por um 7o ou 8o lugar nos playoffs. O bom é que ano que vem terão 2 escolhas no primeiro round do draft, para auxiliar no processo de remontagem. Há uma boa chance de Jefferson ser trocado por algum bom pick e jogador-regular-de-contrato-expirando, o que fariam então 3 picks no first round.

Saídas: Blake Ahearn (Pacers), Devin Harris (Hawks), C.J. Miles (Cavaliers), Josh Howard

Chegadas: Mo Williams (Clippers), Randy Foye (Clippers), Marvin Williams (Hawks), Trey Gilder, Darnell Jackson, Chris Quinn

Calouros: Kevin Murphy (SG) e Brian Butch (C). Desses, apenas Murphy jogou a Summer League, tendo terminado com médias de 8.6 pts, 2.4 rbt e 1.0 ast em 22 minutos. Já Butch tem 27 anos, não foi draftado em 2008 e acabou treinando nos Grizzlies em busca de um contrato. Não conseguiu, e acabou indo jogar na China, Alemanha e Grécia. Desde 2010 vinha jogando na D-League. Chegou a assinar com os Nuggets no mesmo ano, mas não foi aproveitado.

Pré-temporada: o time está 3-2 na temporada. Ganhou do Thunder, e 2 vezes dos Lakers. Perdeu pros Warriors e Clippers.




Mais um time no meio da reconstrução. Depois que a dupla Tracy McGrady - Yao Ming não funcionou, os Rockets têm tentado reconstruir sua equipe.

Os Rockets ficaram em evidência em pelo menos 2 momentos nessa movimentada off-season: quando ofereceram um salário milionário para Omer Asik, dos Bulls (exagerado) e ficaram com o pivô reserva de Chicago; e quando trouxeram Jeremy Lin, dos Knicks. Gosto do Lin, e acho que ele vai ajudar bastante a equipe. Asik saiu muito caro, na minha opinião, mas é um pivô regular.

O lado ruim é que o time perdeu alguns bons jogadores, como Dragic, Scola e Lowry. Tudo na ânsia de abrir espaço e tentar conseguir Dwight Howard. A estratégia não funcionou, e pro ano que vem o time deverá ter um bom espaço na folha salarial.

A equipe está muito inchada no momento, e terá que dispensar alguns jogadores para ficar com o número máximo de 15.

Os Rockets também tem 2 escolhas pro 1o round do draft do ano que vem, e pode ter uma terceira, como o Jazz, se trocar o Kevin Martin por mais um jogador-regular-de-contrato-expirando e uma boa pick. Mais um time pra daqui a 3 ou 4 anos, ainda mais com os bons calouros que conseguiu (ver abaixo).


Saídas: Goran Dragic (Suns), Kyle Lowry (Raptors), Luis Scola (Suns), Marcus Camby (Knicks), Samuel Dalembert (Bucks), Courtney Lee (Celtics), Earl Boykins, Chase Budinger (Wolves), Courtney Fortson e Diamon Simpson

Chegadas: Jeremy Lin (Knicks), Omer Asik (Bulls), Jon Brockman (Bucks), Carlos Delfino (Bucks), Toney Douglas (Knicks), Gary Forbes (Raptors), JaJuan Johnson (Celtics), Shaun Livingston (Bucks)

Calouros: Jeremy Lamb (SG), Terrence Jones (F), Donatas Motiejunas (PF/C), Royce White (SF), Scott Machado (PG). Os Rockets tem uma das melhores safras de calouros desse ano. A maioria dos times não teve um jogador do nível do pior desses 5 aí. Vamos por partes:

Jeremy Lamb - teve médias de 20 pts, 4.4 rbt, 0.8 ast, 1.0 roubos, em pouco menos de 30 minutos por jogo na Summer League. Pode ser um dos 3 melhores rookies da temporada 2012-2013.

Terrence Jones - médias de 18.2 pts, 8.6 rbt, 1.4 ast, 0.4 tocos, em 25 minutos por jogo na Summer League. Pode ser um dos 5 melhores rookies da temporada.

Donatas Motiejunas - médias de 16.3 pts, 7.8 rtb, 0.8 ast, 0.8 roubos e 0.8 tocos por jogo na SL.

Além deles, tanto Machado quanto White estiveram muito bem na Summer League. Machado foi o 2o maior assistente do torneio, entre os calouros. White se mostrou bastante versátil. O futuro parece bom para Houston.

Pré-temporada: Os Rockets também estão 3-2 nessa pré. Venceram Thunder, Hornets e Grizzlies, e perderam pros rivais Spurs e Mavericks.




Os Suns estão vivendo aquela situação de quem perdeu a cara da franquia (Nash). Porém, conseguiram agir muito bem, pra uma situação como essa. Dragic e Scola, as principais contratações do time, são ótimos jogadores, que serão muito úteis em Phoenix. Vejamos as saídas e chegadas do time:

Saídas: Steve Nash (Lakers), Grant Hill (Clippers), Robin Lopez (Hornets), Josh Childress (Nets), Hakim Warrick (Hornets), Ronnie Price (Blazes), Michael Redd.

Chegadas: Goran Dragic (Rockets), Luis Scola (Rockets), Michael Beasley (Wolves), Jermaine O'Neal, Ike Diogu, Wesley Johnson (Wolves), Solomon Jones, P.J. Tucker.

Levando em consideração que a realidade dos Suns era a partida de Steve Nash, comparando as saídas e chegadas do restante dá um saldo positivo. O time recebeu ainda 3 milhões de dólares em cash, 5 picks nos próximos 3 anos (3 de first round, sendo uma protected), e renovaram com Shannon Brown. Assim como os Rockets, eles tem espaço na folha salarial, bons jogadores jovens e muitas picks. Ou seja, mais um time com um bom futuro em 3 ou 4 anos.

Calouros: apenas o Kendall Marshall (PG), draftado na 13a posição. Ele liderou a lista de assistências da Summer League, lembrando que vários jogadores não-calouros estavam disputando o torneio.

Pré-temporada: os Suns estão 2-2. Venceram Mavericks e Blazers, foram derrotados por Thunder e Kings.




Como os Bucks já tinham feito sua chacoalhada no elenco do ano passado, dessa vez quiseram só dar uns retoques. Fizeram o que foi possível: renovar com Ilyasova (um dos melhores jogadores do elenco) e contratar um par de pivôs, posição enfraquecida desde a saída de Bogut. Contrataram logo o titular e o reserva, conforme vamos ver abaixo:

Saídas: Carlos Delfino (Rockets), Kwame Brown (76ers), Shaun Livingston (Rockets), Jon Leuer (Cavaliers), Jon Brockman (Rockets)

Chegadas: Samuel Dalembert (Rockets), Joel Przybilla (Blazers), Marquis Daniels (Celtics), Eddie Gill, Orien Greene, Alando Tucker

Conseguiram Dalembert e Przybilla sem perder nada muito valioso. Não foi nada demais, mas podemos considerar uma offseason boazinha.

Calouros: John Henson (PF) e Doron Lamb (SG), ambos draftados. Foram os 2 principais cestinhas dos Bucks entre os rookies testados. Henson impressionou, com médias de 18.3 pts, 6.8 rbt, 1.5 apg, 1.5 blocks e 1.0 roubos, sendo considerado um dos 3 melhores rookies da Summer League.

Pré-temporada: também estão 2-2, tendo ganho dos Cavaliers e Pistons, e perdido pros Bulls e Grizzlies.




O Portland fez uma campanha fraca no ano passado, e deve repetir esse ano. A única estrela do time continua sendo LaMarcus Aldridge, e o sonho de conseguir Roy Hibbert não passou disso: um sonho.

Renovaram com Batum, e apostaram na garotada. Oito dos quinze jogadores do elenco tem 2 ou menos anos de experiência, e provavelmente terão 2 calouros no time principal! É time pra daqui a muitos anos.

Saídas: Jamal Crawford (Clippers), Raymond Felton (Knicks), Hasheem Thabeet (Thunder), Jonny Flynn (Pistons), Joel Przybilla (Bucks), Kurt Thomas (Knicks), Craig Smith, Shawne Williams.

Chegadas: Jared Jeffries (Knicks), Ronnie Price (76ers), Sasha Pavlovic (Celtics), Adam Morrison

Calouros: Will Barton (SG/SF), Víctor Claver (SF), Joel Freeland (PF),  Meyers Leonard (C), Damian Lillard (PG)

Damian Lillard foi o grande destaque da Summer League, já que Anthony Davis estava nas Olimpíadas. Suas médias foram sensacionais: 26.5 pts, 4.0 rbt e 5.3 ast por jogo. Espera-se muito dele já nessa temporada, enquanto Leonard e Barton devem ainda amadurecer um pouco. Claver e Freeland têm experiência de ligas estrangeiras, e também podem somar ao elenco em curto prazo, se conseguirem se adaptar rápido à liga.

Pré-temporada: a equipe está 2-3 nessa pré, com vitórias sobre Lakers e Nuggets, e derrotas para Suns, Kings e Warriors.


Aqui completamos a parte 4 dessa série. No próximo post, o penúltimo, teremos Minnesota Timberwolves, Detroit Pistons, Toronto Raptors, Golden State Warriors e Brooklyn Nets.

Foram bastante utilizados, novamente, as seguintes fontes: o ótimo HispanosNBA.com, o Sheridan Hoops e blog SeteVinteCinco.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Montagem dos times para 2012-2013 (parte 3/6)

   E seguimos com a série sobre as preparações das equipes para a temporada que já está chegando aí. Falta pouco pra começarem os amistosos de preparação. Pra quem perdeu as partes anteriores, a série começou aqui, mas já vai estar provavelmente desatualizado. :)  Essa é a terceira parte, leia antes que tudo mude novamente!

   Continuando:


A equipe de Atlanta é mais uma que fica naquele limbo de nem se destacar, e nem se ferrar, pra conseguir um bom draft. Anda ali pelo meio da tabela, já há bastante tempo. Esse ano, parecem estar tentando algumas mudanças; vamos a elas:

- Saídas:  Joe Johnson (pro Nets), Kirk Hinrich (pro Bulls), Erick Dampier, Vladimir Radmanovic (pro Bulls), Jason Collins (pros Celtics), Tracy McGrady, Willie Green (pros Clippers), Jannero Pargo, Jerry Stackhouse (pros Nets), Marvin Williams (pro Jazz)

- Chegadas: Kyle Korver (do Bulls), DeShawn Stevenson (do Nets), Anthony Tolliver (do Timberwolves), Devin Harris (do Jazz), Louis Williams (do 76ers), James Anderson (do Spurs), Damion James (do Nets), Anthony Morrow (do Nets), Johan Petro (do Nets)

   O saldo não é muito animador, já que a equipe perdeu o Joe Johnson, um dos melhores do time, e conseguiu várias peças de reposição, porém no mesmo nível das que saíram. Saldo ruim. Mas é aí que a gente se engana:

   Os Hawks conseguiram se livrar do contrato monstruosamente gigante que tinha o Joe Johnson. Além disso, 3 dos recém-chegados (Harris, Korver e Morrow) têm contrato que se encerram no final da temporada, abrindo ainda mais a folha salarial da equipe. Somando a isso o fato de que o Zaza Pachulia e o Josh Smith também têm contratos que encerram no fim da temporada, e os Hawks serão o time com maior espaço salarial para montar um time em 2013-2014. E ainda terão 2 escolhas de first round no próximo draft! Ou seja, oportunidade de recriar o elenco por completo.

Calouros: na Summer League, a equipe terminou com campanha de 2-3. Acabaram acertando com John Jenkins (F) e Mike Scott (G), líderes do time em pontos e rebotes, respectivamente, em Las Vegas. Ambos foram draftados pelos Hawks esse ano. Jenkins é uma promessa de excelente pontuador.





Os Nuggets são mais um time jovem, que animou muita gente essa temporada. O confronto contra os Lakers, terminado em 7 jogos, mostrou que o time pode produzir ainda mais, com entrosamento e maturidade.
Vejamos as mudanças ocorridas no elenco nessa off-season:

- Saídas: Arron Afflalo (pro Magic), Chris Andersen, Rudy Fernández, Al Harrington (pro Magic)

- Chegadas: Andre Iguodala (dos 76ers), Anthony Randolph (dos Timberwolves)

A offseason foi muito boa em Denver. Eles adquiriram um jogador muito bom, Iguodala, um all-star, medalha de ouro em Pequim, que será muito útil pra passar experiência aos mais novos. Além de ser um dos 5 (talvez 3) melhores Power Forward da liga.

Além disso, não perderam nenhum atleta jovem, e ainda conseguiram economizar uma fortuna de salário com as dispensas. Renovaram com Andre Miller, que teve uma ótima temporada no ano passado, e tiveram sorte de que ninguém ofereceu ao McGee um contrato máximo, como aconteceu com tantos outros pivôs. E ainda obtiveram Randolph gastando muito pouco. O presente, e principalmente o futuro da equipe, são promissores.

Calouros: na Summer League, os Nuggets encerraram com campanha fraca, 1-4. Fecharam com os 2 calouros draftados, Evan Fournier (SG-SF) e Quincy Miller (SF-PF). Evan foi o 2o cestinha da equipe na SL (e primeiro entre os calouros da equipe), enquanto Miller foi o 3o em rebotes (e 1o entre os calouros do time).




O Magic foi a equipe que, provavelmente, teve a offseason mais angustiada / tumultuada / comentada esse ano. Tudo, claro, graças à novela dwightmare, que durou até um mês e meio atrás. 
Depois da mega-troca comentada 
aqui, vamos ver qual a parte desse latifúndio que coube ao time de Orlando.

Saídas: 
Dwight Howard (pros Lakers), Ryan Anderson (pros Hornets), Jason Richardson (pros 76ers), Earl Clark (pros Lakers), Chris Duhon (pros Lakers), DeAndre Liggins (pro Thunder), Daniel Orton (pro Thunder) e Von Wafer.

Chegadas: Arron Afflalo (dos Nuggets), Al Harrington (dos Nuggets), Gustavo Ayón (dos Hornets), Christian Eyenga (dos Lakers), Armon Johnson (dos Nets), Josh McRoberts (dos Lakers), E'Twaun Moore (dos Celtics), Nikola Vucevic (dos 76ers).

Ou seja, um desastre. O time não conseguiu nada de valor pelo D12, ainda ficou com o caro contrato do Turkoglu, e renovou com Nelson por uma quantia um tanto alta para quem quer remodelar o time. Não tem como esperar nada deles, a não ser uma boa pick pro ano que vem.

Calouros: na Summer League, o Magic ficou com retrospecto de 2-3. Seu elenco consta de 3 caloros, Andrew Nicholson (PF), Kyle O'Quinn (PF) e Moe Harkless (SF). Pra ficar com um cenário menos funesto, os 3 parecem ser promissores.



Os detentores do título anterior tiveram uma defesa catastrófica. Eliminados na primeira rodada dos playoffs, sendo varridos pelo Thunder. Aparentemente, Mark Cuban tinha um plano. Estranho, mas tinha um plano. 
E que era mais ou menos assim (caso algum torcedor dos Mavericks tenha entendido melhor que eu, por favor me corrija): desfazer-se de peças do time (menos Dirk Nowitzki), abrindo espaço para ter Deron Williams e/ou Dwight Howard. 

Bom, não preciso dizer que o plano deu água, e nenhum dos dois foi pra Dallas. E como foi então a offseason dos Mavericks?
Depois da decepção de não conseguirem o que queriam e de perder os Jason (Kidd e Terry), até que os Mavs conseguiram trazer uma galerinha boa (Mayo, Collison e Kaman), o que deve dar pra ir pro playoff, e mais nada. Cuban pediu pros torcedores terem paciência, novamente. Provavelmente, no final da temporada, ele deve tentar levar Andrew Bynum ou Chris Paul.

Chegadas: Elton Brand (dos 76ers), Darren Collison (dos Pacers), Dahntay Jones (dos Pacers), Chris Kaman (dos Hornets), O.J. Mayo (dos Grizzlies) e D.J. Mbenga.

Saída: Jason Terry (pros Celtics), Lamar Odom (pros Clippers), Jason Kidd (pros Knicks), Kelenna Azubuike (pros Cavaliers), Brian Cardinal, Brendan Haywood (pros Bobcats), Yi Jianlian, Ian Mahinmi (pros Pacers).

Calouros: o time terminou a Summer League com performance de 4-1, e acabou fechando com os 3 adquiridos no dia do draft: Jae Crowder (F), Jared Cunningham (SG), Bernard James (PF). Crowder foi o cestinha do time na Summer League, e terceiro melhor reboteiro da equipe. James foi o maior reboteiro do grupo, e 2o cestinha entre os calouros. Cunningham não disputou a SL.



Fechamos esse post com os Knicks, o time que resolveu aumentar absurdamente sua média de idade nessa temporada. Só a chegada de Camby, Kidd, Prigioni, Kurt Thomas e Sheed (saído da aposentadoria) já somam 190 anos! Na boa, até um dos calouros dos caras tem 35 anos!
A principal polêmica da offseason deles foi a saída de Jeremy Lin, herói no ano anterior. Foi uma opção polêmica da equipe, de deixar o Lin partir. Em nenhum momento fizeram gesto de querer renovar com o jovem que tanto sucesso fez na temporada anterior.

Outro jovem que já deu adeus foi Landry Fields. Somando-se a Galinari, que saiu ano passado, e com os picks trocados, os Knicks parecem estar focados mesmo é no presente, e nos próximos 2 ou 3 anos, no máximo. Mas será que Carmelo Anthony, Tyson Chandler e Amare Stoudemire são suficientes pra fazer frente ao Heat, aos Celtics, aos Bulls (com Rose), ou até mesmo aos novos Nets? Ou até mesmo, para avançar da primeira fase dos playoffs, o que não acontece há 11 anos? Só o tempo dirá.

Chegadas: Jason Kidd (dos Mavericks), Ronnie Brewer (dos Bulls), Marcus Camby (dos Rockets), Raymond Felton (dos Blazers), Kurt Thomas (dos Blazers), Mychel Thompson, Rasheed Wallace, James White.

Saídas: Jeremy Lin (pros Rockets), Landry Fields (pros Raptors), Mike Bibby, Baron Davis, Toney Douglas (pros Rockets), Dan Gadzuric (pros 76ers), Josh Harrellson (pro Heat), Jared Jeffries (pros Blazers), Jerome Jordan (pros Grizzlies).

Calouros: o time terminou a Summer League de forma melancólia - 5 derrotas em 5 jogos. A equipe acertou com Chris Copeland (G), Pablo Prigioni (G) e Chris Smith (G). Prigioni não disputou a SL, disputou as Olimpíadas com a seleção argentina. Copeland foi o cestinha da equipe no torneio, e Smith teve atuação apagada.


E ficamos por aqui. No próximo post da série, iremos analisar as offseason de: Utah Jazz, Houston Rockets, Phoenix Suns, Milwaukee Bucks e Portland TrailBlazers. Até lá.

Sites que ajudaram na feitura desse post: o ótimo blog português SeteVinteCinco, o Hispanosnba.com e o Sheridan Hoops.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Queremos NBA também no Brasil

(Galera, segue mais um post da Pâmella Lourençon, nossa mais nova colunista. Por uma questão de infra, estou publicando, mas os próximos dela já devem sair com a respectiva assinatura. Manda ver, Pâmella!)


     No fim dessa semana inicia-se a pré-temporada da NBA, com vários jogos fora dos EUA, como de costume. Durante o evento NBA 3X que ocorreu em São Paulo no mês de setembro, o vice-presidente da NBA para América Latina, Philippe Moggio, afirmou que o Brasil é um dos "alvos" para receber uma partida da Liga.  Dentre outras coisas, ele disse que antes dos Jogos Olímpicos do Rio (2016), haverá uma partida aqui em solo brasileiro.

     Essa é uma notícia MUITO animadora para todos que amam o esporte. Um jogo de NBA, em um país onde o futebol é predominante... nossa. É bom demais pra ser verdade! 

     O mercado vem aumentando cada vez mais. Já temos 6 atletas brasileiros jogando na liga, se o Leandrinho confirmar e conseguir logo um contrato. Eles estão certíssimos em trazer uma partida pra cá!(esperanças de fã). 

     Enquanto isso AINDA não acontece, vamos ver quais serão os jogos da pré-temporada que serão realizados fora dos EUA:


Os atuais campeões farão 2 jogos de exibição na China, contra os Clippers


Europa:
5/10 Boston Celtics x Fenerbahçe (Istambul - TUR) 
6/10 Dallas Mavericks x Alba Berlin (Berlim - ALE)
7/10 Boston Celtics x Emporio Armani Milano (Milão - ITA)
9/10 Dallas Mavericks x Barcelona (Barcelona - ESP)

China:
11/10 Miami Heat x Los Angeles Clippers (Pequim - CHN)
14/10 Miami Heat x Los Angeles Clippers  (Xangai - CHN)

Canadá:
19/10 New York Knicks x Toronto Raptors (Montreal -CAN)
24/10 Minnesota Timberwolves x Detroit Pistons (Winnipeg - CAN)

México:
7/10 Orlando Magic x New Orleans Hornets (Cidade do México - MEX) 


     Agora é torcer para que nas próximas temporadas, o nome do Brasil também esteja relacionado na lista. Mas deixo aqui uma pergunta: qual partida você gostaria de assistir de perto, hein?