sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sobre o draft

A turma de 2012

   E foi realizado ontem o draft 2012. Muita expectativa, muitas esperanças, algumas surpresas, frustações... ou seja, teve de tudo. Abaixo, a lista dos draftados no 1o round:

1) Anthony Davis - Hornets
2) Michael Kidd-Gilchrist - Bobcats
3) Bradley Beal - Wizards
4) Dion Waiters - Cavaliers
5) Thomas Robinson - Kings
6) Damian Lilard - Trail Blazers
7) Harrison Barnes - Warriors
8) Terrence Ross - Raptors
9) Andre Drummond - Pistons
10) Austin Rivers - Hornets
11) Meyers Leonard - Trail Blazers
12) Jeremy Lamb - Rockets
13) Kendall Marshall - Suns
14) John Henson - Bucks
15) Moe Harkless - 76ers
16) Royce White - Rockets
17) Tyler Zeller - Mavericks (trocado para os Cavaliers)
18) Terrence Jones - Rockets
19) Andrew Nicholson - Magic
20) Evan Fornier - Nuggets
21) Jared Sullinger - Celtics
22) Fab Melo - Celtics
23) John Jenkins - Hawks
24) Jared Cunningham - Cavaliers (trocado para os Mavericks)
25) Tony Wroten Jr. - Grizzlies
26) Miles Plumlee - Pacers
27) Arnett Moultrie - Heat (trocado para os 76ers)
28) Perry Jones III - Thunder
29) Marquis Teague - Bulls
30) Festus Ezeli - Warriors


   Não acompanhei a NCAA, mas pelo que pude ler por aí na semana anterior ao draft, parece que o Davis, o Beal e o Robinson são os que têm maior potencial de virarem estrelas na NBA. O Davis, inclusive, chega a ser comparado ao Kevin Garnett em alguns sites! Isso é que é peso pro garoto, hehehe.

Davis e o vaiado comissário Stern

    Obviamente, essas previsões não querem dizer muita coisa. Tem muito jogador excelente na universidade, e que vai mal na NBA, e vice-versa. Vamos lembrar alguns drafts que deram muito errado, e outros muito certos:

Picks enganadores (você pensa que é uma coisa, mas é outra, como a "menina" abaixo)

Surpresa desagradável

- Sam Bowie, 2o pick, 1984, Trail Blazers: a mais famosa mancada de todas. Foi pego à frente do Michael Jordan, só isso. Sem contar que Bowie tinha perdido duas temporadas na universidade com contusões, além de ser considerado de temperamento instável. Resultado: fracasso total na NBA, muitas contusões, e transferência pros Nets 4 anos depois.

- Armen Gilliam, 2o pick, 1987, Suns: chegou a ter temporadas boas esporádicas (1989, 1991, 1995). Mas nunca foi um grande jogador. Enquanto esteve em seu "auge", foi trocado pra 4 equipes. Os Suns poderiam ter pego Scottie Pipen ou Reggie Miller, só pra ficar com dois exemplos.

- Kwame Brown, 1o pick, 2001, Wizards: chegou a ter uma temporada quase regular em Washington, sua terceira. Mas não adiantou, já passou por diversas franquias (seis), e não consegue produzir nada. No mesmo draft existiam jogadores como Pau Gasol, Tony Parker, Joe Johson, Richard Jefferson...

- Darko Milic, 2o pick, 2003, Pistons: pivô que a partir de sua 9a temporada (e 5o clube) evoluiu ao ponto de ser considerado regular. No lugar dele, os pistons podiam ter escolhido Dwyane Wade, Carmelo Anthony ou Chris Bosh.

- Greg Oden, 1o pick, 2007, Trail Blazers: olha o Portland fazendo merda besteira de novo. Escolheu o homem de vidro pra ser seu pivô. Resultado: contusão atrás de contusão. Ao longo dos 4 primeiros anos de contrato, o pivô jogou 82 partidas, ou seja, o equivalente a 1 temporada. Como ainda não tem condição de jogo, os Blazers aproveitaram a cláusula da anistia pra se livrar do jogador, que agora admite ter criado um vício no alcoolismo durante os anos de recuperação. A 2a escolha desse draft, e que seria a primeira pra qualquer franquia que não fossem os Blazers, foi simplesmente Kevin Durant.

    Isso só pra citar 5 exemplos, existem muitos mais. Agora, o oposto, casos em que ninguém quis o jogador, e, quando foi ver, deixou passar isso aqui:

                 
                               Esnobou...                               ...dançou!

- John Stockton, 16o pick, 1984, Jazz: um dos maiores armadores de todos os tempos, poderia ter mudado a história de várias equipes. Era o 3o ou 4o melhor jogador desse rico draft. Os Jazz eram bons nisso, no ano seguinte pegaram Karl Malone na 13a posição.

- Dennis Rodman, 27o pick, 1986, Pistons: um dos maiores reboteiros da história, e passou por tudo que foi olheiro...

- Manu Ginobili, 57o pick, 1999, Spurs: os Spurs são mestres em achar bons jogadores em posições mais baixas do draft. Aí está um ótimo exemplo. Um cara como Manu, no 57o, é brincadeira. Os Hawks, por exemplo, tiveram 5 chances de pegá-lo, e não o fizeram. O único bom jogador que os Hawks selecionaram naquele ano foi o Jason Terry. Eles poderiam, além dele, ter saído com James Posey, Andrei Kirilenko e Ginobili. Já pensaram?

- Tony Parker, 28o pick, 2001, Spurs: eu não disse que o Spurs eram bons nisso? Talvez herdaram o talento do Jazz...

- Danny Granger, 17o pick, 2005, Pacers: em um draft em que apenas 4 jogadores se destacavam, Granger sobrou pra 17a escolha.

   Só pra ficar também com 5 exemplos, onde o jogador acabou ficando com o time que o escolheu. Pq também não adianta achar uma pérola no fim do draft, pra trocá-lo em seguida por migalhas de pão, né? Estão aí, 5 feras, nenhum pego entre as 15 primeiras escolhas.

    Mas, voltando ao draft desse ano. De fato, muita gente entendida considera que o Davis pode ser um franchise player pros Hornets, ou seja, aquele jogador que além de conseguir vitórias, liderar o time, vai atrair mais público pro ginásio, mais torcedores pra franquia, e mais jogadores de talento que vão querer jogar com ele. Vamos esperar pra ver.

    Considero que aconteceram 3 grandes surpresas no draft: os Bobcats selecionando Kidd-Gilchrist em 2o, os Cavaliers com Waiters em 4o, e os Raptors selecionando Ross na 8a posição. Os três estavam cotados pra sair bem abaixo do que foram. Estranhei o Jones III saindo apenas em 28o, o Zeller em 17o, o Sullinger em 21o e o Teague em 29o. Podem ser bons achados para suas franquias.

    Entre os brasileiros, o pivô Fab Melo foi draftado bem, em 22o, pelos Celtics, que precisavam mesmo de um pivô. Sua defesa, que já é boa, deve crescer com os ensinamentos de Garnett (se ele ficar, claro). Scott Machado não foi draftado, mas parece ter 5 times que já o procuraram pra treinar nas Summer Leagues, em julho: Cavaliers, Hornets, Rockets, Hawks e Raptors.

   No final das contas, acho que os Hornets, Wizards, Kings, Trail Blazers, Cavaliers, Celtics, Thunder, Bulls e Warriors foram os que se saíram melhor. São 9 times que podem ter seus elencos bastante melhorados para a próxima temporada. Mas como ainda teremos muitas trocas, e no dia 01/07 começa a temporada de free-agents, ainda temos muito o que conversar sobre como cada time está se reforçando. Esse foi apenas o começo.
 

P.S.: só pra constar, o nosso #MediaMockBR teve 3 acertos dos 30 do primeiro round. No preview que fiz antes do evento, tive 5 acertos. Pode parecer pouco, mas o site especializado em drafts Nbadraft e o Scott Howard-Cooper, especialista do site da NBA também tiveram 5 acertos. Ou seja, estamos em boa companhia. : )

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mock Draft Brasil 2012

   Ontem à noite no twitter aconteceu pelo segundo ano consecutivo o Mock Draft Brasil 2012 (#MediaMockBR). Foram 5 blogs de basquete simulando o draft da NBA que acontece amanhã à noite. Os blogs foram, além aqui do Pula 2, o Spin Ballnet, o NBA no Brasil, o Two-Minute Warning, e o Zeca Oliveira, do Jumper Brasil.

   Foi bem legal o "nosso draft", divertido e esclarecedor, com todo mundo dando suas opiniões sobre quem cada time deve pegar. O Pula 2 ficou com as escolhas 2 (Bobcats), 7 (Warriors), 12 (Bucks), 17 (Mavericks), 22 (Celtics) e 27 (Heat).

   Segue abaixo como ficou o nosso mock draft, e depois farei a comparação com o draft real de amanhã. Espero que consigamos um resultado melhor do que o do ano passado, quando tivemos apenas 6 acertos dos 30, hehehee.


1) Anthony Davis, PF  -  Hornets
2) Thomas Robinson, PF  -  Bobcats
3) Bradley Beal, SG  -  Wizards
4) Harrison Barnes, SF  -  Cavaliers
5) Michael Kidd-Gilchrist, SF  -  Kings
6) Andre Drummond, PF/C  -  Trail Blazers
7) Damian Lilard, PG  -  Warriors
8) Dion Waiters, SG  -  Raptors
9) John Henson, PF  -  Pistons
10) Tyler Zeller, PF/C  -  Hornets
11) Austin Rivers, SG  -  Trail Blazers
12) Meyers Leonard, C  -  Bucks
13) Terrence Ross, SG/SF  -  Suns
14) Jeremy Lamb, SG  -  Rockets
15) Terrence Jones, SF/PF  -  76ers
16) Jared Sullinger, PF  -  Rockets
17) Kendall Marshall, PG  -  Mavericks
18) Marquis Teague, PG  -  Rockets
19) Andrew Nicholson, PF  -  Magic
20) Royce White, SF  -  Nuggets
21) Fab Melo, C  -  Celtics
22) Arnett Moultrie, PF  -  Celtics
23) Draymond Green, SF/PF  -  Hawks
24) Festus Ezeli, C  -  Cavaliers
25) Moe Harkless, SF  -  Grizzlies
26) John Jenkins, SG  -  Pacers
27) Perry Jones III, SF/PF  -  Heat
28) Will Barton, SG/SF  -  Thunder
29) Doron Lamb, SG  -  Bulls
30) Jared Cunningham, SG  -  Warriors

terça-feira, 26 de junho de 2012

Três estrelas vivas da NBA serão capa da "NBA 2K13" Durant, Griffin & Rose

Durant, Griffin & Rose serão capa da "NBA2K13" da última edição em uma popular série de vídeo game.

O trio foi selecionado nessa terça-feira (26/06/12), um ano depois de Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird serem colocados na capa do jogo como a liga e os jogadores atuais lutaram ao longo de um acordo de trabalho.

Agora os fabricantes do jogo estão se movendo do passado para o futuro da NBA. Cada um dos três meninos da nova capa ganhou o Rookie do Ano e Rose foi o MVP em 2010-11.

Desenvolvido pela Visual Concepts, um estúdio 2K Sports, "NBA 2K13" estará disponível 02 de outubro na América do Norte e 05 de outubro internacionalmente.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Premiações 2012 - parte final

   Esse post era pra ter saído há mais tempo, mas com a correria dos playoffs, finais, etc. sai agora.

   Começo fazendo um resumo dos prêmios mais importantes da temporada, e depois umas estatísticas:

Calouro: Kyrie Irving (Cavaliers) - bastante merecido, ainda mais com a contusão do Ricky Rubio, dos Timberwolves, que terminou em segundo. Kenneth Faried, dos Nuggets, foi o terceiro.

Jogador de defesa: Tyson Chandler (Knicks) - polêmico. Muita gente (inclusive eu) achava que o prêmio deveria ter ido pro Serge Ibaka, do Thunder, que terminou em segundo. Outros acham que deveria ter ido mais uma vez para o Dwight Howard, o terceiro colocado.

Sexto homem: James Harden (Thunder) - justíssimo. Foi, de fato, o melhor reserva. Aliás, na prática, era como um titular, pois faz parte do "Big 3" de Oklahoma, junto com Durant e Westbrook. Foi um caso assim como quando o Ginobili ganhou: era um titular, mas que começava no banco. : )  Em segundo ficou o Louis William, dos 76ers, e em terceiro, Jason Terry, dos Mavericks (mais uma força do time, mas que vem do banco).

Jogador que mais evoluiu: Ryan Anderson (Magic) - também duvidoso, pois muita gente acreditava que o Ilyasova, dos Bucks, merecia mais o prêmio (ficou em segundo). Mas até que não está mal, Anderson realmente progrediu bastante essa temporada. O terceiro colocado foi o Pekovic, dos Timberwolves.

Popovich na coletiva do seu segundo prêmio

Técnico: Gregg Popovich (Spurs) - merecidíssimo. Sou fã do Popovich, acho um dos melhores técnicos dos últimos 30 anos da NBA, e recebe pela segunda vez o prêmio. Em segundo fica Tom Thibodeau, dos Bulls, e, em terceiro, Frank Vogel, dos Pacers.

MVP da temporada: Lebron James (Heat) - também merecido. Temporada espetacular do Lebron, que recebe seu terceiro troféu de MVP. Kevin Durant (Thunder) e Chris Paul (Clippers) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

3 vezes Lebron

MVP das finais: Lebron James (Heat) - incontestável. Dominou as finais, trazendo o título para Miami. Vence seu primeiro anel, depois de uma atuação apagada nas finais do ano passado, contra os Mavericks.

All-NBA first team: Chris Paul (Clippers), Kobe Bryant (Lakers), Lebron James (Heat), Kevin Durant (Thunder) e Dwight Howard (Magic). Justo, embora esse formato que a NBA usa não me agrade muito (2 guard e 2 forward). Ou seja, a equipe ideal pode ficar com 2 PG ou 2 SG, ou com 2 PF ou 2 SF (como foi o caso esse ano). Mas é justo, um timaço. Se não fosse a contusão do D12, seria o meu time ideal para as Olimpíadas.

Algumas estatísticas:

- foi a 2a vez que um jogador dos Cavaliers recebe o prêmio de calouro do ano. O outro, você sabe quem foi... Lebron James.

- Chandler foi apenas o 8o jogador a receber o prêmio de melhor defensor nos últimos 17 anos. Ben Wallace lidera a lista com 4 prêmios, enquanto Dikembe Mutombo e Dwight Howard venceram 3 vezes.

- Embora Chandler tenha ganho o prêmio de melhor defensor, ele não fez parte do "All-Defensive First Team", que tinha o Dwight Howard como pivô. Como é possível? É que o prêmio de Defensor do Ano é dado por jornalistas especializados, enquanto o time de defensores é eleito pelos técnicos das equipes.

- Nos últimos 16 anos, apenas 2 jogadores que não fossem pivôs foram eleitos defensores do ano: Kevin Garnett e Ron Artest. E nos últimos 24 anos, apenas 2 jogadores que não fossem de garrafão venceram: o mencionado Artest e Gary Patyon.

- Foi a primeira vez que um jogador do Oklahoma City Thuner / Seattle Supersonics vence o prêmio de melhor 6o homem. Celtics, Sun e Mavericks já tiveram jogadores seus recebendo esse prêmio por 3 vezes.

- É a quinta vez que um jogador do Magic vence o prêmio de jogador que mais evoluiu. O último da equipe tinha sido o Turkoglu, em 2007-2008. E, dos últimos 5 ganhadores, apenas um não é forward (Aaron Brooks).

- Foi o segundo troféu de Técnico do Ano para Popovich. Don Nelson e Pat Riley lideram com 3 premiações cada um. Curiosamente, Red Auerbach, Larry Brown e Phil Jackson, considerados alguns do melhores técnicos de todos os tempos, só ganharam o prêmio uma vez. Jerry Sloan nunca venceu.

- A franquia com mais prêmios para melhor técnico é a dos Hawks, contando os períodos de St. Louis e Atlanta (5 prêmios).

- Lebron James se juntou a Moses Malone, Magic Johnson, Larry Bird, Wilt Chamberlain, Bill Russell, Michael Jordan e Kareem Abdul-Jabbar como um dos 8 jogadores da história a ter ganho o prêmio de MVP por 3 ou mais vezes. O recorde absoluto é de Kareem, com 6 troféus.

- Lebron é o primeiro jogador do Miami Heat a ganhar o prêmio de MVP. Jogadores dos Celtics já foram eleitos 10 vezes, enquanto dos Lakers foram 8.

- Michael Jordan é o jogador com mais troféus de MVP das finais, com 6. Em segundo estão Tim Duncan e Shaquille O'Neal, com 3 cada um.

- Karl Malone é o recordista de eleições para o time ideal da liga (all-nba first team), com 11 indicações. Com 10 indicações vem Michael Jordan, Kareem Abdul-Jabbar, Jerry West, Bob Cousy, Bob Pettit, Elgin Baylor e Kobe Bryant. Lebron James já possui 6 indicações, aos 27 anos.

- Mas acho mais interessante ver o percentual de vezes em que o jogador foi eleito. Por exemplo: Jabbar e Malone jogaram muito mais temporadas do que Jordan e Bird. Assim, vendo o percentual de temporadas em que cada jogador foi eleito pro time ideal temos:

Bob Pettit -    91%
Bob Cousy -  77%
Jerry West -  71%
Elgin Baylor - 71%
Larry Bird -    69%
Magic Johnson - 69%
Michael Jordan - 66%
Robertson - 64%
Malone -    57%
Jabbar -     50%


Não contabilizei aí jogadores em atividade, como Bryant, Duncan e Lebron, pois a variação do percentual é muito grande. Nesses dados acima se percebe, por exemplo, que o Kareem tem 10 eleições pra equipe ideal da liga, mas jogou 20 temporadas. Já Pettit, que também tem 10 escolhas, jogou apenas 11 temporadas.

Pra quem não conhecia, esse camisa 9 é o Bob Pettit, PF do St. Louis Hawk. Um dos maiores da história da liga.

Possíveis desfalques nas Olimpíadas

Tony Parker pode perder os Jogos Olímpicos de Londres, depois de quase ter perdido o olho em uma briga envolvendo o cantor Chris Brown e membros da comitiva do hip-hop estrela de Drake.
 Parker foi arranhado na luta, eo San Antonio Spurs revelou que ele tinha que ter uma operação para remover um fragmento que haviam "penetrado 99 por cento" de seu olho esquerdo.
Parker diz "Eu quase perdi meu olho." Ele não se juntar ao resto da equipe da França quarta-feira e vai ver um especialista em Nova York, quando ele está liberado para tomar voos de longo curso, após 5 de julho.
Ele diz que "tudo pode acontecer, inclusive eu estar fora dos Jogos Olímpicos", acrescentando que "a decisão não pertence a mim. Está nas mãos do médico e San Antonio."

 Dwyane Wade também pode ficar de fora das Olimpíadas de Londres onde jogador vai fazer uma cirurgia no joelho esquerdo e não sabe de sua recuperação até Londres.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Miami Heat campeão!

Finalmente, Lebron e Wade são campeões juntos em Miami


   E o Miami Heat se sagrou campeão pela segunda vez em sua história, derrotando o Oklahoma City Thunder por 4x1 nas finais. Lebron James foi, merecidamente, MVP das finais, tendo médias de 28.6 pontos, 10.2 rebotes e 7.4 assistências, e um triple-double no jogo decidido como a cereja do bolo. Foi o primeiro título para Lebron e Bosh (e mais uma pancada de gente) e o segundo para Wade e Haslem.

   Um título para essa equipe de Miami era o esperado. Não aconteceu ano passado, que ficou no quase, mas aconteceu esse ano. Dois jogadores como Lebron e Wade, tendo ainda Bosh no garrafão, fazem bastante diferença. Ainda assim, não foi um título fácil. Na temporada regular, a equipe ficou atrás dos Bulls pelo leste, tendo ainda campanha pior do que os Spurs e o Thunder no oeste. O time passou 2 sustos, que foram na semi contra os Pacers, que chegaram a perder um jogo em casa (além de perder Bosh), e na final da conferência, contra os Celtics, série decidida apenas no jogo 7.

   O título foi merecido, e levanta questões de se o time conseguirá repetir o título ano que vem. Tudo é possível, até porque a equipe não será desmontada, como aconteceu com o Dallas do ano passado.


    Tirando o jogo 5, quando liderou praticamente a partida toda, os outros 4 jogos da final pareciam seguir o mesmo script: o Thunder iniciava melhor, abria vantagem, e no segundo tempo o Miami reagia e  virava (ou chegava perto, como no jogo 1, única derrota da equipe). Isso foi uma constante ao longo da temporada, e algo que o técnico Erik Spoelstra tem tentado melhorar na equipe.

Elenco:


   Desde que o "Big 3" foi formado (para a temporada 2010-2011), o Heat se tornou automaticamente a equipe mais odiada da NBA, exceto em Miami. Muitas gracinhas, dancinhas, apresentações over, declarações infelizes... mas, apesar de tudo isso, não há como negar que a equipe é excelente, especialmente por causa do trio Lebron-Wade-Bosh. Inteligentemente, eles foram cercados por jogadores especialistas em 3 pontos, pois se a marcação neles aumenta, alguns jogadores tendem a ficar livres (Battier, Miller, Jones, Chalmers).

    Chalmers, aliás, que se saiu muito bem nas finais da conferência e também na grande final, deixando apenas agora uma vaga no time titular, a de pivô. Há quem diga que a equipe pode tentar pegar o pivô brasileiro Fab Melo no draft do dia 28 agora. O Heat tem a 27a escolha, precisa de pivôs (especialmente defensivos, como é o caso do Melo), e pode liberar Curry e Pittman, que se tornam free-agents.

    Não podemos esquecer de Dwyane Wade, que, se não se destacou tanto quanto Lebron, teve médias de 22.6 pontos, 6.0 rebotes e 5.2 assistências.


Lebron:

Lebron James, MVP das Finais 2012

    Mas, obviamente, o grande fato que vem com essa conquista é o tão aguardado anel de campeão para Lebron James. Calouro do ano, cestinha de temporada, três vezes MVP, 8 vezes no all-star game, 6 vezes na equipe ideal do ano. Faltava um título, jogando bem as finais, para coroá-lo como um dos melhores de todos os tempos. Estaria Lebron já entre os 20 maiores de todos? Entre os 15? Bom, aí vai muito da opinião pessoal de cada um. Eu acredito que, mantendo o excelente nível de jogo e conquistando mais alguns títulos, ele poderá ser considerado um top 10 quando tiver encerrado a carreira.

Detalhes:

 - o Miami Heat se tornou a 10a franquia a ter pelo menos 2 títulos na NBA. As outras 9 são Celtics, Lakers, Bulls, Spurs, 76ers, Pistons, Warriors, Knicks e Rockets.

 - foi a 3a vez desde 1996 que um time vence 4 jogos seguidos na final, sem contar varridas. As outras foram em 2001 (Lakers sobre os 76ers, 4x1) e 2006 (Heat sobre Dallas, 4x2).

 - Lebron James, assim como Tim Duncan (2003), Shaquille O'Neal (2000), Michael Jordan (91, 92, 96 e 98), Hakeem Olajuwon (94), Magic Johnson (87), Larry Bird (84, 86), Moses Malone (83) é um dos 8 jogadores a ter conseguido ser campeão da NBA e MVP da temporada regular e das finais no mesmo ano, nos últimos 30 anos.

 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

E chegaram as finais (jogo 1 e um pouco de história)

O primeiro round foi do Durant (e do Westbrook)

    Começou a tão esperada final da NBA! E já começou com um jogaço em Oklahoma, com vitória dos donos da casa por 105 x 94. O Heat dominou os 2 primeiros quartos, e chegou a abrir 13 pontos de vantagem. O Thunder tentava impedir Wade e Lebron de irem pra linha de lance livre, mas deixava Chalmers e Battier abertos, o que fez com que os 2 pontuassem bastante. No intervalo do jogo, a repórter perguntou ao Battier como ele estava pontuando tanto, já que ele é conhecido por ser um jogador defensivo. E a reposta foi honesta: "Estou jogando livre. Sou o cara que eles não marcam, o que acaba sobrando livre. Daí os pontos."

  Outra coisa que estava atrapalhando o Thunder eram os turnovers em excesso, e as poucas bolas para Durant. Westbrook também estava com um aproveitamento ruim.

   Mas na segunda etapa tudo isso mudou (aliás, começou a mudar faltando alguns minutos pro intervalo, quando a diferença caiu pra 7).

Wade não esteve bem no jogo, ao contrário de Westbrook

   No terceiro e último quartos, a marcação do Thunder melhorou (Sefolosha estava um monstro, tanto que Harden teve pouco tempo de jogo), Durant passou a chutar mais (e acertar), e Westbrook acertou uns 500 pull-ups. Além de Wade não estar em um dia inspirado, o que é triste para o Heat.

    Pelo Heat, se salvaram Lebron (30 pt, 9 rbt e 4 ast), Chalmers e Battier. Pelo Thunder, que dominou completamente o 3o e  4o quartos (conseguiu sua primeira liderança no jogo no finzinho do 3o quarto, e não largou mais), se destacaram Durant (36 pt, 8 rbt e 4 ast), Westbrook (27 pt, 8 rbt, 11 ast e apenas 2 TO), além de Sefolosha, Collison e Fisher.

"Faltam 3"

   Concordo com o Magic Johnson, que disse achar a equipe de Oklahoma muito nervosa no primeiro tempo. Os outros comentaristas também mencionaram a possibilidade de Lebron e Wade, que pareciam estar se guardando, explodirem no 3o quarto, como já fizeram várias vezes, mas não foi o caso dessa vez. Aí a equipe de Miami é que parecia perdida, ou nervosa, ou ambos.

  Jogo 2 é nessa quinta-feira, em Oklahoma.


  História:

    Miami Heat (fundado em 1988) contra Oklahoma City Thunder (fundado em 1967, como Seattle Supersonics). É o segundo ano seguido que o Miami chega à final (ou seja, desde que montaram o seu Big 3), terceira vez na história, e busca seu segundo título.

   O primeiro, como sabemos, foi na temporada 05-06, com Wade comandando o show. A equipe virou a série, que estava 2x0 para os Mavericks (que tiveram melhor campanha), que lideravam o jogo 3 por 13 pontos restando 6 minutos para o fim do jogo.

   A equipe consistia basicamente de Jason Williams, Dwyane Wade, James Posey, Udonis Haslem e Shaquille O'Neal. Também contribuiam do banco Gary Payton, Antoine Walker, Derek Anderson e Alonzo Mourning.

   O Heat terminou em 2o no leste, e eliminou os Bulls (4-2), os Nets (4-1) e os Pistons (4-2) na final do leste. Naquele ano, Shaq foi eleito para o NBA First-Team, e Wade foi o MVP das finais, com médias de 34.7 pontos, 7.8 rebotes e 3.8 assistências. Nos playoffs, sua média foi de 28.4 ppg, 5.9 rpg e 5.7 apg.

   A equipe de hoje é bem diferente da equipe do título. Ainda tem Wade e Haslem, mas todo o resto mudou. As principais diferenças são a chegada do 3 vezes MVP da liga Lebron James e Chris Bosh, além da ausência de Shaquille O'Neal. Assim como em 2006, a equipe fez a 2a melhor campanha do leste. Lebron tem sido a estrela da equipe até aqui, e busca seu primeiro anel.



   É a terceira vez que a franquia do Oklahoma City Thunder chega à final da NBA, tendo sido campeão uma vez. Todas as 3 vezes, porém, foram quando a franquia ainda estava em Seattle, e se chamava Supersonics. Em 2008 a equipe se mudou para Oklahoma, e mudou também de nome.

   O único título da franquia foi na temporada 78-79, quando venceu nas finais o Washington Bullets por 4x1. A equipe consistia de: Dennis Johnson, Gus Williams, John Jonhson, Lonnie Shelton e Jack Sikma, tendo ainda o auxílio de Fred Brown, Tom LaGarde e Paul Silas.

    A equipe terminou em 1o lugar no oeste e eliminou os Lakers por 4-1 na semi e os Suns por 4-3 na final da conferência oeste. Dennis Johnson foi o MVP das finais, com médias de 22 pontos, 6 rebotes e 6 assistências.

   Agora, em Oklahoma, a equipe segue em busca de seu segundo título na história, e tem a vantagem de decidir o jogo 7 em casa, se necessário.