domingo, 22 de julho de 2012

Montagem dos times para 2012-2013 (parte 1/6)

   Começo aqui uma série de posts sobre como as equipes estão se preparando para a próxima temporada. Queria ter começado há mais tempo, mas, na verdade, quanto mais tarde melhor, pois dá tempo de pegar os últimos movimentos.

   É claro que as movimentações continuam, então é provável que logo depois que eu escrever isso, os times já façam mega-trocas, pra validar a Lei de Murphy. : )

   Então, vamos começar a série. Seguirei a ordem que os times tiveram no ano passado, ou seja, vamos começar pelo campeão:




Os atuais campeões da NBA tiveram 2 bons reforços: Ray Allen e Rashard Lewis, a dupla revelada no antigo Supersonics. Obviamente que os 2 já não são os mesmos de quando jogaram juntos, ou nem mesmo de 4 anos atrás, quando Ray Ray ganhava seu título pelos Celtics e Lewis tinha seu último bom ano pelo Magic.

Mas é claro que os dois ainda podem contribuir, e muito, pra equipe, especialmente Ray Allen, que tende a ficar livre de 3 quando Lebron ou Wade invadirem rumo à cesta.

A equipe tentou ainda o pivô Marcus Camby, mas os Knicks acabaram levando. Tem ainda o Turiaf, que é free-agent irrestrito, e que ainda não se sabe se permanecerá no elenco. Tentaram também o Courtney Lee, que fechou com os Celtics.

Na Summer League, o time terminou 3-2. Os destaques da equipe, entre os calouros, foram (na ordem): Drew Viney (F), Justin Hamilton (C) e Robert Dozier (F).

Com a subida de produção do Mario Chalmers nas finais, e com o novato Norris Cole evoluindo a caminho de sua segunda temporada (jogou muito na Summer League), o caminho é promissor pra equipe.




Os campeões do Oeste estão lentos nessa off-season. Contrataram o Hasheem Thabeet, pivô, e mais nada por enquanto.

Na Summer League, o time também terminou 3-2, e teve como calouros de destaque o Perry Jones III (F), o Latavious Williams (F) e o John Holland (G).

Ficamos no aguardo pra ver o que mais os GMs de Oklahoma planejam para a próxima temporada.



Os Spurs, melhor campanha do Oeste, são outro time sem grandes novidades até agora. As boas notícias são as renovações do elenco, que já é muito bom. Duncan, Diaw e Green. A franquia também andou interessada pelo Batum, que renovou com Portland.
Na Summer League: a equipe terminou 2-3, tendo como destaques entre os rookies Tyler Wilkerson (F) e o Luke Zeller (F/C).



Os vice-campeões do leste estão tendo uma off-season bastante movimentada. Vamos lá: saíram Ray Allen, JaJuan Johnson, E'Twaun Moore, Sean Williams, Sasha Pavlovic e Ryan Hollins. Dessas, a mais sentida é, obviamente, a de Ray Allen. Mesmo assim, não acho que vá fazer tanta falta assim na prática: Ray já era reserva, e com a contratação do Jason Terry, acredito que a coisa continua mais ou menos na mesma. Além do Jet, o time de Boston contratou também Courtney Lee, que deve dar uma boa ajuda vindo do banco.

No mais, tiveram as renovações de contrato de Kevin Garnett, Brandon Bass e Chris Wilcox. Mickael Pietrus e Jermaine O'Neal são free-agents ainda sem definição para onde vão. Greg Stiemsma, outro FA, deve fechar com os Timberwolves.

Na Summer League, a equipe jogou bastante: está com placar de 6-3, faltando ainda um jogo contra os Clippers. É uma das franquias que está tendo mais sucesso com seus rookies. Sullinger (PF/C) é o grande destaque do time, tendo sido escolhido pelo site da NBA como 6o melhor rookie da Summer League. Suas médias foram de 13.8 ppg, 8.3 rpg, 1 apg e 1 bpg. O outro destaque da equipe foi Dionte Christmas (SG/SF), também com números impressionantes. Acredito que, depois dos Rockets, os Celtics devem ter sido a equipe que mais pode lucrar com essa Summer League. Lembrando que contam ainda com o brasileiro Fab Melo, que teve uma discreta SL.



Os Pacers foram uma agradável surpresa no ano passado, sendo uma das que mais deu trabalho aos campeões do Heat. Em termos de movimentações, o time perdeu seu armador, Collison, e também o Dahntay Jones. Trouxe, pro lugar, o DJ Augustinho (D. J. Augustin, hehehe), o Gerald Green e o Ian Mahinmi. Além disso, renovou com o Hill e o Hibbert, importantes peças do elenco, e também com o Price. Eram também uma das equipes interessadas no Lee, que foi pros Celtics.
Está aberta também a situação do Leandrinho, que é free-agent e está sem equipe no momento.

Na Summer League, a equipe terminou com performance de 2-3. Os rookies que têm se destacado são o Miles Plumlee (C) e o Orlando Johnson (G). Se não tivessem perdido o Collison (prefiro ele ao Augustin), diria que os Pacers estão muito bem na off-season. Vamos ver os próximos passos.


E esse post fica por aqui. No próximo da série, analisaremos mais 5 equipes (76ers, Clippers, Lakers, Bulls e Grizzlies). Para elaborar essa série, estou contando com dados da planilha de movimentações do Spin Ballnet e da planilha de free-agents do Bola Presa, além de dados do próprio site da NBA, que cobriu muito bem a Summer League.

Nenhum comentário: