terça-feira, 29 de novembro de 2011

A melhor notícia do semestre (e, claro, já rolam os rumores)

Comissário David Stern e Billy Hunter, representante dos jogadores

   Boas novas:


   Depois de 149 dias sinistros de lockout, eis que no sábado passado chega pela manhã a notícia que todo fã da NBA no planeta estava esperando: os representantes dos jogadores e dos donos das franquias chegaram a um acordo! Precisei ler várias vezes as notícias nos diversos sites e twitter para acreditar.

   As coisas ainda não estão 100% fechadas; faltam ainda ajustes e providências. Porém, o mais difícil já foi conseguido, que era o acordo entre as partes.Tanto que já estão sendo agendadas as principais datas:

09/12: início dos treinamentos
09/12: abertura do mercado free-agent
25/12: início da temporada regular

   A temporada regular teria 66 jogos, e haveria inclusive o All-Star Weekend.

   As providências que faltam serem tomadas são:

  - remontagem do sindicato dos jogadores, que foi desfeito para a entrada das ações na justiça (esse processo já deve estar em andamento a essa altura);
  - terminado esse processo, os representantes dos donos e os dos jogadores irão escrever o documento oficial do acordo salarial (duração de 10 anos), conforme já foi acertado entre as partes (isso deve ter início ainda essa semana);
  - documento pronto, as duas partes vão levar a proposta para votação interna. Obtendo maioria entre os donos (ou seja, 15 votos) e maioria entre os jogadores (216 votos), tudo certo para iniciar a temporada nas datas mencionadas acima. Essas votações devem ocorrer por volta do dia 05.

   Porém, além dos seus representantes, a maioria dos jogadores já manifestou o desejo de entrar logo em quadra, e vários estão comemorando pelas redes sociais o fim do lockout. O mesmo acontece entre os donos, que estão felizes com o acordo. Ou seja, a chance de tudo melar é muuuuuuuito pequena, menor que o Tyrone Bogues e o Earl Boykins. Enfim, até o dia 08/12 tem que estar tudo pronto pro início dos treinos e do mercado free-agent no dia seguinte.

Pode comemorar, galera!

   Os detalhes do acordo são gigantescos: quem quiser se aprofundar no assunto, pode ler o memorando que o Billy Hunter mandou para os atletas, onde ele detalha vários pontos, garantindo que os jogadores não serão prejudicados; o memorando está em pdf, e é só clicar aqui.

   David Stern mencionou ainda uma "lista B", de assuntos menos importantes e que seriam ainda discutidos, provavelmente na mesma reunião conjunta para escrever o documento oficial. Acredito que sejam os fatores mencionados por Hunter no 3o ponto da primeira página do documento (disciplina, testes anti-drogas, etc.), mas pode ser outra coisa.

Todos comemoram a volta da NBA


   Rumores:

   Como não poderia deixar de ser, vários rumores começam a pipocar com a proximidade de abertura do mercado. Vamos a alguns deles:

   - Chris Paul indo para os Knicks na temporada 2012-2013. O repórter Chris Broussard, da ESPN, diz que o desejo de Paul é jogar pelos Knicks assim que se tornar free-agent. Uma outra possibilidade seria fazer um contrato de extensão com os Clippers.

   - Falando em Clippers, o mesmo Broussard diz que o sonho da equipe é trazer Dwight Howard para Los Angeles, fazendo garrafão com Blake Griffin. Inclusive, Griffin seria a única peça não-trocável que eles estariam dispostos a negociar pelo D12.

   - Utah Jazz: Al Jefferson e Paul Millsap estariam sendo oferecidos pela equipe, animada com os draftados Kanter e Favors.

   - Ainda segundo o repórter da ESPN, os Celtics estariam dispostos até a trocar Rajon Rondo por algum jogador que pontue mais, tirando assim um pouco do peso das costas do Pierce.

   - Outro que pode sair, de acordo com o site Boston Herald, é o Glen Davis. New Jersey, Orlando, Denver, Atlanta, Detroit e New Orleans estão entre os possíveis destinos - além do próprio Boston, claro.

   - Miami Heat: um dos times que não saiu dos noticiários em momento algum na temporada passada. Agora, estão desesperados na busca por um pivô. O sonho deles no momento é ter Nenê no elenco, e eles devem repetir a proposta que fizeram ano passado para os Nuggets: oferecer Mike Miller e Udonis Haslem. A dificuldade para sair esse acordo é o próprio Nenê, que teria uma redução e tanto em seu salário.
   No final da temporada passada, o brasileiro declarou que o principal fator para escolher uma proposta não seria dinheiro, e sim atuar em um time bom, com chances de ser campeão. Aí tem uma: porém, no final das contas, a grana sempre conta um pouco. Além disso, ele deve ter várias propostas nesse curto mercado que teremos.
   Se não puder ter Nenê, o Heat deve buscar mesmo o Dalembert, que inclusive manifestou desejo de jogar em Miami. Como também devem renovar com Mario Chalmers, provavelmente vão ter que oferecer o Mike Miller por aí, talvez trocando por um jogador barato (fonte: Brian Windhorst, da ESPN).

   - Andrei Kirilenko voltando: são vários os possíveis destinos do AK-47. Dizem que ele sonha em morar na California, e poderia jogar por Lakers ou Clippers. Nets, Magic e Jazz são outros possíveis destinos.

   - Possíveis destinos de Kurt Thomas nesse mercado: Chicago (que já demonstrou interesse em renovar), Miami (onde foi draftado originalmente), Dallas e New York.


   Bom, ficamos por aqui, esperando o desenvolvimento que vai oficialmente encerrar o lockout na semana que vem. Ah, e toda a parte de rumores listada acima foi coletada no site "I am a GM", que tem filtrado bem os boatos que circulam pela internet.


As cheerleaders comemoram o retorno da NBA!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que os jogadores estão comentando...

E a situação só piora...


   Como o twitter tem sido ferramenta de anúncios, manifestações, entrevistas, vamos a uma pequena seleção do que tem sido dito pelos jogadores em atividade sobre a atual situação do lockout.

   Só atualizando para quem não acompanhou: os jogadores se reuniram na segunda-feira (os 30 representantes dos times, mais alguns extras), e decidiram recusar o ultimato (mais um) feito pela liga. Com isso, o sindicato dos jogadores foi transformado em associação, e os jogadores estão entrando com um processo coletivo anti-truste contra a NBA. No final, isso significa que temos uns 95% de chance de não ter temporada alguma 2011-2012, e uns 5% de chance de termos uma temporada bem curta (tipo os 50 jogos da temporada 1998-1999).

   No domingo à noite, véspera do encontro dos jogadores, a liga e os donos dos times resolveram fazer uma entrevista via twitter, de surpresa. A intenção era, como tem sido sempre, posar de bons moços, e tentar colocar nos jogadores a culpa pelo lockout. Foi um tiro no pé, pois as respostas pareciam ensaiadas, não diziam nada de substancial, apenas aquela coisa de "estamos lutando pelo bem de todos". Serviu mais para enervar os jogadores do que qualquer outra coisa.

   Enquanto aguardamos o desenrolar dos fatos, vamos à alguns posts de jogadores sobre o lockout:

Kevin Durant (Oklahoma): "Tirem logo da cabeça a idéia de que os donos das franquias e a liga se preocupam com os fãs; eles se preocupam apenas com eles mesmos... não ligam nem para os jogadores."


Ricky Rubio (Minnesota): "Dia triste para os amantes do basquete. Espero que ainda possamos jogar esse ano. É difícil, mas temos que manter a esperança."


Luis Scola (Houston): "Acho que, a essa altura, todos os jogadores deveriam votar, não apenas os 30 representantes."


Pau Gasol (Los Angeles Lakers): "Isso não significa que não haverá temporada. O sindicato (associação) e a liga ainda terão 45 dias para chegar a um acordo antes que a temporada seja cancelada."


Lamar Odom (Los Angeles Lakers): "o lockout me dá muita tristeza! Um alô para os vendedores, o pessoal da manutenção das quadras, os câmeras, o pessoal que trabalha no estacionamento. Deus me deu um talento, jogar basquete."


Dwyane Wade (Miami): "Por quê todas as suas 'soluções' apenas significam sacrifícios para os jogadores? O que os donos das franquias cederam até agora de importante?"  (pergunta feita à liga, na entrevista de domingo à noite).



Dirk Nowitzki (Dallas): "Que tenham muita paciência." (respondendo à pergunta de um internauta, que indagava o que os fãs dos Mavericks deveriam fazer enquanto não se resolve o lockout).


Wilson Chandler (Denver): "Uns chamam de 'ganância', outros chamam de 'reconhecer o seu valor'. "


Rodney Stuckey (Detroit): "Esse lockout está realmente acontecendo agora? Estou entediado, acho que é hora de voltar pra faculdade e terminar a graduação."


Kyrie Irving (Cleveland): "As pessoas estão achando que o lockout é uma pidada... uma piada é quererem abusar dos rookies, isso não vai acontecer."




Só lembrando que o Pula 2 também tem o seu twitter, pula2nba . Na medida em que novos acontecimentos se desenrolem, vou postando no twitter e no facebook. E pelo menos uma vez por semana espero postar algo novo por aqui. 

sábado, 12 de novembro de 2011

Lockout continua / Lista da ESPN

    Enquanto a greve chega ao seu 134o dia, (ou seja: mais 2 dias repletos de reuniões entre as partes essa semana não deram em nada), vamos fazendo o que todo blog/site/revista está fazendo: conversando e fazendo listas.

    Só pra registrar: depois de 23 horas de reunião entre as partes em 2 dias, os donos das franquias fizeram uma oferta, anunciada por eles como oferta final, sem mais negociações. A oferta é um pouco melhor do que a anterior, mas ainda considerada ruim pelos jogadores. Agora haverá uma votação entre os jogadores, para decidir se aceitam ou não. Caso aceitem, a temporada começará dia 15 de dezembro, e cada time terá 72 jogos (um corte bem pequeno se comparado com a duração da greve). Os playoffs e a final começariam com uma semana de atraso em relação ao planejado.

    Caso os jogadores não aceitem... bom, nem é bom pensar nisso agora: podemos perder a temporada inteira 2011-2012. A liga diz que se a oferta não for aceita até o dia 15 (terça-feira), as futuras propostas serão bem piores. Já existem jogadores pensando na hipótese de uma ação conjunta na justiça.

    Voltando ao assunto das listas: já fizemos algumas aqui no Pula 2 pra passar o tempo (e nada que a maldita greve acaba). Vamos, então, a mais uma: a ESPN americana fez um ranking dos 500 (!!!) melhores jogadores da NBA na atualidade. Como tempo é dinheiro, vamos discutir apenas o top 10, que é o que realmente importa, certo?

    Antes disso, vamos ver como se saíram os brasileiros: Nenê ficou na 31a posição, a frente de gente como Joe Johnson, Andrew Bogut, Andre Iguodala, Ray Allen e Tyson Chandler, por exemplo. Anderson Varejão ficou em 85o, a frente de Caron Butler, Andre Miller, J.J. Barea e Kendrick Perkins. Leandrinho ficou em 150o, a frente de Hedo Turkoglu, Chris Andersen, Mike Miller e Gilbert Arenas (quem diria, hein, Arenas... até capa de jogo ele já foi!). Tiago Splitter ficou com a posição 226o, a frente de Ben Wallace, Peja Stojakovic e Nate Robinson, entre outros. Outros jogadores em posições baixas: Michael Redd em 252o, Raja Bell em 265o e Yi Jianlian em 280o.

    Agora sim, vamos aos 10 melhores jogadores atualmente na NBA, de acordo com a ESPN americana. O ranking foi feito da seguinte forma: eles pegaram cada jogador atual da NBA e pediram a 91 especialistas sobre a liga para que dessem notas de 0 a 10 para esse jogador baseados nas qualidades ATUAIS do jogador. Fizeram a média de cada um, e esse é o resultado do topo, com meus comentários. Sintam-se livres para comentarem o que acharam:


10) Blake Griffin (Clippers) - PF, 22 anos / 1 temporada / Stats 2010-2011: 22.5 ppg, 12.1 rpg, 3.8 apg


Achei meio exagero colocar o Griffin em 10o, depois de apenas 1 temporada. É óbvio que se trata de um ótimo jogador, mas ainda tem muito o que crescer em vários aspectos (defesa, psicológico, etc.).
Mas no futuro tem tudo pra ser um dos 10 melhores sim.


9) Deron Williams (Nets) - PG, 27 anos / 6 temporadas / Stats 2010-2011: 20.1 ppg, 4.0 rpg, 10.3 apg


Sem dúvida um dos 5 melhores PGs da liga. Mas acho que não merecia entrar nesse top 10, depois da última temporada. Pode ser que nessa temporada consiga render mais nos Nets, e voltar aos bons tempos do Jazz.




8) Derrick Rose (Bulls) - PG, 23 anos / 3 temporadas / Stats 2010-2011: 25.0 ppg, 4.1 rpg, 7.7 apg


Mais uma discordância, dessa vez ao inverso: acho que o Rose deveria estar melhor posicionado. Não só pelo fato dele ter sido MVP da temporada com apenas 23 anos, e com um nível de talento incrível na liga. Basta ver como ele levou o Chicago Bulls à melhor campanha da liga, mantendo o mesmo nível da equipe mesmo quando jogadores chaves estavam lesionados. Acho que ele deveria ter ficado entre os 5 primeiros dessa lista.




7) Kobe Bryant (Lakers) - SG, 33 anos / 15 temporadas / Stats 2010-2011: 25.3 ppg, 5.1 rpg, 4.7 apg


Assim como Rose acima, outro que foi colocado numa posição muito baixa. Kobe ainda é, facilmente, um dos 5 melhores jogadores da liga, sem dúvida, em minha opinião. Os números da última temporada apontam pra isso (além dos 2 títulos nos dois anos anteriores).




6) Kevin Durant (Thunder) - SF, 23 anos / 4 temporadas / Stats 2010-2011: 27.7 ppg, 6.8 rpg, 2.7 apg


Posição justa pra ele, na minha opinião. Poderia até ser 7o, o que mostra o nível de talento que a NBA tem hoje. O que me irrita ainda mais, por ver que estamos próximos de perder uma temporada inteira. Só nos resta torcer para que a proposta seja logo aceita.




5) Dirk Nowitzki (Mavericks) - PF, 33 anos / 13 temporadas / Stats 2010-2011: 23.0 ppg, 7.0 rpg, 2.6 apg


Posição justa pra ele também. Talvez pudesse ficar até em uma melhor posição, pela regularidade ao longo dos anos, e pelo playoff fantástico que fez ano pas sado, quando levou o Dallas ao título inédito.


4) Chris Paul (Hornets) - PG, 26 anos / 6 temporadas / Stats 2010-2011: 15.9 ppg, 4.1 rpg, 9.8 apg


Mesmo caso do Deron Williams: talento indiscutível, um dos melhores PGs da liga. Mas que atualmente não está numa fase tão boa quanto esteve há uns 2 ou 3 anos. Porém, só podemos esperar coisas boas dele, que ainda é jovem, e deve ainda permanecer no topo dos armadores por um bom tempo. Nesse momento, não mereceria a 4a posição.




3) Dwyane Wade (Heat) - SG, 29 anos / 8 temporadas / Stats 2010-2011: 25.5 ppg, 6.4 rpg, 4.6 apg


Se o Miami Heat ofereceu resistência ao Dallas Mavericks nas finais da temporada passada, foi graças à Dwyane Wade. Com o sumiço de Lebron James da série final, Wade chamou para si a responsabilidade, e jogou incrivelmente bem, mostrando que pode levar o time nas costas se necessário.   Fez uma ótima temporada, e merece estar entre os primeiros.




2) Dwight Howard (Magic) - C, 25 anos / 7 temporadas / Stats 2010-2011: 22.9 ppg, 14.1 rpg, 2.4 bpg


Eu tenho a impressão de que todo ano cria-se a expectativa de que será o ano em que o Howard dominará completamente a liga, tipo Shaq-style, e será unanimidade como MVP, só pra começar. Ele até tem melhorado seu jogo lentamente, temporada após temporada: mesmo assim, nunca chega o ano dele. Concordo com o Bill Simmons quando ele diz que um cara com o físico do Dwight deveria ser muito mais dominante do que ele é. E o que acontece muitas vezes é exatamente o contrário: em várias partidas vimos o Orlando jogando melhor quando seu super-pivô está no banco. Temporada passada foi incrível como o Magic foi eliminado prematuramente pelo péssimo time dos Hawks. Por tudo isso, não colocaria o Dwight no meu top 5.




1) Lebron James (Heat) - SF, 26 anos / 8 temporadas / Stats 2010-2011: 26.7 ppg, 7.5 rpg, 7.0 apg


E o primeiro lugar ficou com o Lebron James. Acho justo, embora entenda que tenha sido polêmica (como foi) essa escolha. É claro que a última impressão que tivemos do Lebron foi muito ruim: foi o completo desaparecimento dele das finais, especialmente no 4o quarto das partidas. Mas, do início da temporada até o início das finais, Lebron jogou muito, sendo o melhor jogador da temporada regular, depois do Rose (em minha opinião). No playoff foi a mesma coisa: uma série de apresentações espetaculares, até que vieram as finais e tudo mudou. Mas a estatística dele na temporada passada, tão boa quanto nos 2 anos anteriores em que foi MVP e carregou seu antigo time nas costas, faz com que ele de fato seja o melhor (ou um dos melhores) jogadores da liga no momento.




Bom, essa foi a lista da ESPN americana. Falei tanto de top 5 no post que coloco aqui quais seriam meus jogadores top 5 da liga no momento: Rose, Lebron, Dirk, Wade e Kobe. Só não me perguntem em que ordem, hehehehe... e então, o que acharam da lista da ESPN?

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pra passar o tempo

Steve Nash não aguenta mais esperar o fim da greve

    Enquanto o lockout não chega ao fim (já estamos no 123o dia), só nos resta torcer para um término o mais rápido possível. Alguns analistas americanos acreditam que os jogadores vão acabar concordando com a divisão de 50-50 dos lucros com os donos das franquias, que não querem ceder nada de sua proposta  inicial. Seria a única forma de não haver um cancelamento da temporada, que seria péssimo para os jogadores.

    Mas chega de assuntos chatos! Hoje quero fazer algo mais leve: uma pesquisa rápida, ou uma brincadeira, se preferirem, pra ajudar a passar o tempo nessa greve. É o seguinte: se você pudesse escolher qualquer jogador da atualidade, de qualquer lugar do mundo, para jogar no seu time, que jogador seria esse?



    Vale de tudo:

- jogador pra levar o time nas costas (tipo Lebron, Wade, Rose, etc.)
- jogador ótimo pra fechar partida (Carmelo, Kobe, Ellis, ...)
- os em ótima forma (Nowitzki, Durant, ...)
- jogador clássico que precisa ganhar um anel (Nash)
- jogador veterano sumido que você quer trazer de volta (Iverson)
- especialista de 3 (Allen)
- um baita craque em um time ruim (Chris Paul, Deron Williams)
- um pivô que seu time precisa muito (Howard, Noah, Nenê)
- jogador veterano, estilo tranquilão, que você é fã (Duncan)
- um pra botar respeito e fazer o time todo se matar na defesa (Garnett)
- um pra enterrar na cabeça de todo mundo (Griffin)
- jogador que joga fora da NBA mas você acha que seria bom lá (Huertas)
- ou até um que esteja na fossa porque deixou de ter tudo isso em casa com o divórcio (Humphries)

Sessão fofoca: pô, Kris Humphries. Nem 3 meses de casamento com a Kim Kardashian?


   Enfim, qualquer jogador tá valendo. Deixe seu voto aqui, e no fim de semana eu divulgo os mais votados. Até lá!